A rede Lightning está crescendo rapidamente ao longo dos anos, e em relação a isso, temos apenas motivos para comemorar. Entretanto, com a adoção dessa tecnologia, surgem diversas dúvidas, sendo uma das maiores: qual carteira Lightning escolher?

Essa dúvida surge principalmente após a desativação do node custodial de Lightning pela carteira Blue Wallet, deixando muitos usuários sem essa funcionalidade.

No entanto, vale ressaltar que ainda é possível usar a Lightning na Blue Wallet. Porém, agora é necessário conectar ao seu próprio node e seus próprios canais.

Só que, infelizmente, nem todo mundo ainda opera (ou sabe operar) o seu próprio nó, então isso acaba sendo uma barreira de entrada tanto para os novos usuários quanto para os usuários antigos que ainda não possuem seu node bitcoin e lightning.

Enfim, para ajudar você nessa missão de encontrar uma boa carteira Lightning, neste artigo, preparamos um guia completíssimo sobre as principais carteiras Lightning do Bitcoin.

Assim, você pode escolher qual carteira usar no dia a dia, tanto para pagamentos quanto para interagir com aplicativos, jogos e tudo que pode ser monetizado pela internet.

O que são carteiras lightning?

Uma carteira Lightning é projetada para facilitar transações rápidas e de baixo custo utilizando a tecnologia da Lightning Network. Ela oferece uma alternativa eficiente para pagamentos instantâneos e microtransações na rede Bitcoin.

As carteiras lightning são do tipo hot wallets e a principal diferença entre as opções que existem pra você baixar é se são custodiantes ou não custodiantes.

Mas, o que são carteiras custodiantes e não custodiantes? É o que vamos entender a seguir!

Carteiras custodiantes

As custodiantes são carteiras que não fornecem as chaves de acesso aos usuários. Isso significa que a empresa que criou o aplicativo ou software detém a propriedade das chaves. Dessa forma, você precisa confiar que a empresa que criou a carteira não irá quebrar ou fugir com o seu saldo, afinal, a empresa, tendo as suas chaves, tem acesso aos seus fundos.

Quando falamos da rede lightning, estamos nos referindo a transações instantâneas e de baixo custo. Logo, essa é uma solução de escalabilidade principalmente para envios e recebimentos do dia a dia, ou seja, pequenos pagamentos.

Portanto, você não deve armazenar o seu hodl nessa camada, mas sim valores pequenos.

Dentro desse raciocínio, usar uma carteira custodiante não é o ideal.

No entanto, se você está começando a mexer nesse tipo de carteira e deseja experimentar transações com valores pequenos, não vejo problema em dar o primeiro passo dessa forma, até evoluir para o próximo nível, que é usar uma carteira não custodiante e conectá-la ao seu próprio nó (node).

Carteiras não custodiantes

Já as carteiras não custodiantes são aquelas em que a posse das chaves fica com os usuários e além de te dar controle total sobre o seu dinheiro, não exige que você confie 100% nos criadores do aplicativo.

Agora que você já sabe o que significa custodiante e não custodiante, estamos prontos pra avançar e falar das melhores opções de carteiras lightning que existem hoje em dia.

Bora lá?!

Quais são as melhores carteiras lightning?

Nos últimos tempos, estamos vendo empresas de infraestrutura da Lightning Network lançarem diversos produtos e atualizações de seus softwares e quando se trata de carteiras Lightning, não é diferente.

Assim, atualmente, as melhores carteiras lightning são:

  • Wallet of Satoshi
  • Breez
  • Muun Wallet
  • Blixt
  • Zebedee
  • Alby
  • Phoenix

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre todas as opções acima e listar algumas carteiras que estão disponíveis tanto para dispositivos móveis quanto como extensões de navegador (browser), além também de apresentar carteiras que estão em fase beta (para serem lançadas no mercado).

Carteiras lightning para dispositivos móveis

Wallet of Satoshi

Carteira lightning Wallet of Satoshi

A Wallet of Satoshi é uma das melhores carteiras lightning disponíveis atualmente por ser super simples e fácil de usar.

Além disso, em caso de perda ou danificação do seu celular, você pode recuperar sua conta em um novo dispositivo por meio de um e-mail que você fornece durante a configuração da carteira.

O diferencial da Wallet of Satoshi é a sua integração completa com LNURL, sendo uma excelente opção para aqueles que desejam receber bitcoin como pagamento em seus negócios e disponibilizar o QR code para quem deseja pagar com Lightning.

A Wallet of Satoshi opera de forma custodiante e está disponível para iOS e Android. Assim, para utilizá-la, basta fazer o download do aplicativo.

Ah, e quase ia me esquecendo…Apesar de ser uma carteira custodiante, não é necessário criar uma conta, e não há exigências de KYC. Dessa forma, o seu dispositivo funciona como seu “nome de usuário”, possibilitando seu uso enquanto o aplicativo estiver instalado em seu telefone.

Breez

Carteira lightning Breez Wallet

A Breez é uma carteira lightning e on chain com funcionalidades extras, quando comparada com outras carteiras lightning.

Portanto, além de permitir o envio e recebimento de satoshis, a Breez também possibilita que você:

  • tenha um node lightning móvel no seu celular,
  • faça streaming de sats ouvindo podcasts,
  • e transforme o seu celular em uma maquininha para receber pagamentos em bitcoin. Você pode configurar e salvar o seu produto com o preço em sats, e depois é só selecioná-lo na hora da venda.

Para começar a usar a Breez, é necessário abrir um canal de lightning, o que implica o pagamento de uma taxa de 2k sats.

Entretanto, nem tudo são flores e uma crítica a essa carteira é que ela realiza o backup do estado do canal dos usuários através da Apple e do Google Drive.

Por outro lado, um ponto positivo é que ela não realiza o backup nos próprios servidores, mas utiliza as big techs (nas quais a gente sabe que pouco se importam com a privacidade do usuário).

Enfim, para lidar com essa questão e oferecer uma segurança maior ao usuário, a Breez permite a criação de uma frase adicional de criptografia para dados armazenados em backup na nuvem, encontrada nas configurações da carteira.

Além disso, essa carteira Lightning também oferece a opção de comprar BTC com cartão de crédito ou débito, autenticação de dois fatores e login biométrico.

Por fim, é importante mencionar que a Breez é uma carteira lightning não custodiante, de código aberto e está disponível para iOS e Android.

Muun Wallet

Carteira lightning Muun Wallet

A Muun é uma carteira controversa; há quem adore e quem diga que não deveria ser uma opção. Isso ocorre porque, apesar de ser simples de usar e oferecer endereços Lightning, on-chain e ferramentas avançadas, ela não se denomina uma carteira Lightning, mas sim uma carteira de Bitcoin on-chain.

O problema reside no fato de que todos os fundos na Muun estão on-chain, e ela interage com a Lightning apenas por meio de submarine swaps (trocas submarinas). Isso resulta em taxas consideravelmente mais altas para os usuários que desejam utilizar a rede lightning nesta carteira.

No entanto, o ponto positivo é que a Muun é não custodiante, mas isso só vale para Bitcoin on-chain! Afinal, ela não é uma carteira verdadeiramente Lightning.

Segurança

Em termos de segurança, uma chave privada é gerada no telefone, e a outra chave privada é gerada no backend. Além disso, no kit de emergência, o usuário tem um backup de ambas as chaves.

É importante ressaltar que a Muun nunca tem acesso à chave privada do telefone. Ou seja, mesmo que alguém encontre a sua chave e tente recuperar a carteira em outro dispositivo, a pessoa não conseguirá porque precisa da segunda chave.

Dessa forma, a Muun reforça que apenas você poderá movimentar suas moedas, utilizando a combinação do kit de emergência e do recovery code que você também configura.

Usabilidade e limitações

A principal diferença de uso que eu vejo na Muun, em comparação com outras carteiras lightning de Bitcoin, é que os saldos das carteiras on-chain e lightning são misturados.

Assim, como a Muun não faz distição dos saldos, isso facilita muito a usabilidade para iniciantes que ainda não compreendem as camadas do Bitcoin.

Entretanto, a Muun tem algumas limitações:

  • não utiliza o Tor;
  • e não oferece a possibilidade de se conectar ao seu próprio node.

Logo, você pagará mais taxas por toda a conveniência e praticidade de uso. Mas, de qualquer forma, é uma boa carteira lightning para iniciantes.

Caso queira baixá-la, você pode encontrar o aplicativo para download aqui (disponível tanto para iOS quanto para Android).

Blixt

Carteira Lightning Blixt

A Blixt é uma carteira lightning completa e é uma das favoritas dos usuários experientes, uma vez que possui ferramentas avançadas, sem deixar de pensar na facilidade de uso para usuários iniciantes.

Uma das coisas mais interessantes da Blixt é que ela é um projeto de código aberto, não custodiante e permite que você tenha um nó BTC Lightning no seu bolso em poucos minutos.

Os recursos dessa carteira são poderosos:

  • ela tem suporte a Tor para uma experiência mais privada;
  • os usuários podem gerenciar seus próprios canais, abrir novos e se conectar a outros;
  • é possível salvar backup e restaurar nós não utilizados;
  • tem suporte a LNURL, Lightning Address, pagamentos de caminhos múltiplos onde é possível dividir o pagamento da fatura utilizando saldo de vários canais diferentes;
  • e muito mais.

A Blixt está disponível para celulares Android e IOS

Zebedee

Carteira lightning Zebedee

A Zebedee é uma carteira Lightning custodiante bastante conectada com o mundo dos jogos e na utilização da lightning network.

Uma curiosidade, é que eles até mesmo realizaram integração com o famoso Counter Strike, e estão revivendo vários jogos das antigas, só que agora na versão bitcoiner.

A Zebedee oferece uma forma diferente de criar uma conta. Você pode, por exemplo, usar a sua conta da exchange Bitstamp, do Google, do Discord ou, da forma convencional, inserindo o seu e-mail. Além disso, cada usuário cria uma gamertag e pode ser encontrado a partir dela.

Essa carteira lightning de Bitcoin se destaca pelo seu design. Se você comparar ela com outras carteiras, verá que Zebedee realmente parece estar investindo bastante em UI (Interface do Usuário) e UX (Experiência do Usuário).

Você pode baixar tanto a extensão para desktop quanto o aplicativo da Zebedee no celular.

Para baixá-la, clique aqui!

Phoenix

Carteira Bitcoin Lightning Phoenix

Desenvolvida pela ACINQ, a Phoenix é uma carteira Bitcoin otimizada para a Lightning Network, garantindo transações rápidas, seguras e econômicas. Com uma interface amigável e clara, é uma carteira não custodiante, o que significa que você detém as chaves privadas.

Em meados de 2023, uma atualização importante foi implementada na Phoenix, a qual deve servir de inspiração e impactar outras carteiras lightning.

A nova versão da Phoenix utiliza uma técnica conhecida como splicing, que permite aos usuários ajustarem canais e resolve diversas complexidades que a carteira apresentava anteriormente.

Entre as novidades, destacam-se:

  • Cada usuário agora possui apenas um canal;
  • Não há mais problemas de liquidez fragmentada ou questões relacionadas à divisão de recursos;
  • Ao depositar ou retirar fundos do canal, não há mais riscos futuros, e o custo é determinado pelo valor atual, fixado em 1%. A taxa anterior de 3000 satoshis foi substituída pela taxa de mineração da transação na blockchain subjacente.

A Phoenix é uma carteira adequada tanto para iniciantes quanto para usuários mais técnicos que desejam explorar todas as funcionalidades avançadas da Lightning Network.

Características da carteira lightning da Phoenix

Uma característica marcante da Phoenix é a capacidade de criar canais sob demanda, permitindo que os usuários aumentem sua liquidez sem a necessidade de configurações ou processos complicados.

Além disso, a carteira fornece informações detalhadas sobre o saldo e a capacidade de cada canal, algo que nem sempre está presente em outras carteiras lightning.

A Phoenix também incorpora a funcionalidade de swaps, de tal forma integrados, que dá a impressão de que se está transacionando diretamente da própria carteira. Isso possibilita o envio de fundos para endereços Bitcoin ou o depósito de saldos na carteira também via endereço Bitcoin.

Porém, vale lembrar que essas funcionalidades podem ser influenciadas pelo estado atual da rede, especialmente em momentos de alta demanda na mempool.

A carteira é gratuita e está disponível para celulares Android e iOS.

Carteiras lightning em fase beta

Novas opções estão surgindo, ainda em fase beta, ou seja, em processo de testes antes do lançamento oficial.

Portanto, ao utilizá-las e testá-las, esteja ciente de que podem ocorrer eventuais falhas ou bugs.

Bitkit

Carteira Lightning Bitkit

Bitkit é uma carteira de celular de Bitcoin e Lightning com recursos poderosos. Ela permite que os usuários tenham perfis sociais portáteis, contatos dinâmicos a pagar, feeds de dados interoperáveis, contas da web sem senha e muito mais.

O Bitkit redefine a experiência da carteira com um design moderno e elegante, simplificando aspectos técnicos.

Desenvolvida pela empresa Synonym, a Bitkit combina três tecnologias principais:

  • Bitcoin,
  • Lightning Network
  • e Slashtags, um protocolo open source que a empresa está desenvolvendo para tornar os dados dos usuários portáteis e resistentes à censura.

O aplicativo de carteira está disponível em versão beta para dispositivos Apple e Android.

Walletano

Carteira Lightning Walletano

O Walletano é um aplicativo baseado na Web (PWA) que fornece uma maneira fácil e conveniente de gerenciar suas carteiras de Bitcoin e Lightning Network.

Configurar sua carteira da Lightning Network no Walletano.com é fácil. Com apenas algumas etapas simples, você pode criar e proteger sua carteira Lightning, permitindo enviar e receber pagamentos Lightning em questão de minutos.

Assim, o Walletano.com retira a complexidade do processo, garantindo que até os recém-chegados possam ingressar rapidamente no ecossistema da Lightning Network.

Um diferencial da carteira é o recurso que permite aos usuários enviar satoshis para qualquer endereço de email sem esforço.

Portanto, com essa funcionalidade inovadora, você pode compartilhar a menor unidade de valor do Bitcoin, o satoshi, com amigos, familiares e colegas, utilizando apenas seus endereços de email.

Além disso, também é possível criar um número ilimitado de carteiras, custodiadas ou não custodiadas. Isso significa que você pode organizar seus fundos e transações em carteiras separadas, permitindo uma melhor organização e controle.

Super legal, né?!

Mutiny

Carteira Lightning Mutiny

A Mutiny é uma carteira não custodiante focada na privacidade do usuário.

Assim, como a Walletano, é um aplicativo baseado na Web (PWA) e é capaz de rodar em qualquer computador e celular, proporcionando resistência instantânea à censura das plataformas de hospedagem de aplicativos, como Google Play e Apple Store.

Além da carteira lightning, a Mutiny está desenvolvendo uma implementação de nó de próxima geração, adaptada à Mutiny Wallet, e integrará as ferramentas de privacidade on-chain e Lightning.

No entanto, este projeto ainda está fechado para o público, mas já promete.

Os investidores da Mutiny Wallet são pessoas influentes e reconhecidas no meio bitcoiner, como:

  • Ten31,
  • Brad Mills,
  • Chris Hunter,
  • American Hodl,
  • Ti Kawamoto
  • e NVK.

Carteiras lightning de browser (para navegador)

Além de todas essas carteiras lightning mencionadas no artigo, também existem opções específicas que podem ser instaladas e utilizadas diretamente no seu navegador (browser) de PC, permitindo interações com sites e outros aplicativos.

Bora explorar essas carteiras?

Alby

Carteira lightning Alby

Essa é uma carteira exclusivamente Lightning que funciona como uma extensão de navegador. Através dela, você se conecta a diversos aplicativos já integrados à rede Lightning.

A Alby facilita o reconhecimento de quando um site está integrado ao Lightning e concentra-se no conceito de “value4value“, onde criadores de conteúdo e seguidores trocam valores em satoshis por conteúdo de valor.

Além disso, a Alby está sendo bastante utilizada para acessar o Nostr e outros aplicativos criados nesse protocolo de rede social descentralizado.

Já é até mesmo possível integrar a Alby em blogs, na bio do Twitter e também no YouTube.

Ah, e nós já mostramos como instalar e configurar a Alby no YouTube neste vídeo:

Não se esqueça! A Alby pode ser usada como uma carteira custodiante, ou você pode conectá-la ao seu próprio node com seus canais, tornando-a não custodiante.

Mash

Carteira lightning Mash

Tem uma carteira lightning que é novidade no mundo do Bitcoin e está se integrando em vários sistemas web, é a carteira Mash!

Com a Mash, você pode incorporá-la ao seu site, podcast, jogos, redes sociais e a várias outras formas de interação online.

Eles ainda estão bem no início, mas já da pra perceber que coisas boas estão a caminho, abrindo assim uma nova cultura de monetização independente de intermediários e uma nova relação entre criadores e consumidores online.

Quem mais está ansioso por isso?!

A Mash é uma carteira desktop custodiante que está conectando a lightning a tudo o que é construído na internet.

Entretanto, recentemente, a Mash lançou seu aplicativo progressivo, o que significa que já é possível usar a Mash no celular também!

Baixe o aplicativo da carteira aqui!

Como escolher a sua carteira lightning?

Escolher uma carteira Lightning requer uma análise de vários fatores para garantir que você tenha uma experiência segura e eficiente.

Com isso, separamos abaixo algumas coisas importantes a serem consideradas ao escolher sua carteira lightning ideal.

1. Segurança

Segurança é um ponto super importante na escolha de qualquer carteira, seja ela lightning ou Bitcoin.

Assim, analise alguns pontos, como:

  • Chaves Privadas: Verifique se a carteira permite que você mantenha controle sobre suas chaves privadas. Carteiras não custodiantes são aquelas em que você tem total controle sobre suas chaves.
  • Backup: A carteira deve oferecer uma maneira fácil e segura de fazer backup de sua informação, como frases de recuperação.
  • Atualizações regulares: Faça sua própria pesquisa e escolha carteiras lightning do Bitcoin que são regularmente atualizadas para corrigir vulnerabilidades e aprimorar a segurança.

2. Usabilidade

Usabilidade é outro ponto a considerar na escolha de sua carteira ideal. Portanto, escolha aquela que seja mais intuitiva para você.

Alguns pontos a considerar:

  • Interface do Usuário: Uma interface intuitiva e fácil de usar é essencial, especialmente para novos usuários.
  • Disponibilidade de Plataforma: Algumas carteiras lightning estão disponíveis em múltiplas plataformas (desktop, mobile, web). Escolha uma que se adapte às suas necessidades.

3. Recursos e Funcionalidades

  • Canais de Abertura Automática: Algumas carteiras permitem a abertura automática de canais, tornando mais fácil para os iniciantes.
  • Swaps: Algumas carteiras lightning, como a Phoenix, suportam swaps entre a lightning network e a cadeia principal do Bitcoin.
  • Roteamento e Liquidez: Verifique se a carteira oferece boa capacidade de roteamento e liquidez para evitar problemas ao enviar ou receber pagamentos.

4. Taxas

Embora as taxas na Lightning Network sejam geralmente baixas, elas podem variar dependendo da carteira e dos canais utilizados.

5. Reputação e Comentários

  • Verifique resenhas e feedbacks de outros usuários sobre a carteira.
  • Prefira carteiras desenvolvidas por equipes ou organizações respeitadas na indústria do bitcoin.

6. Open Source vs. Proprietário

Carteiras de código aberto permitem que qualquer pessoa verifique e audite o código, o que é um ponto positivo em termos de transparência e segurança.

7. Suporte e Comunidade

Redes sociais ativas e um bom suporte podem ser muito úteis, especialmente se você encontrar problemas ou tiver dúvidas.

8. Compatibilidade

Certifique-se de que a carteira é compatível com os serviços ou plataformas que você planeja usar, como outros tipos de carteiras.

9. Privacidade

Avalie as características de privacidade da carteira lightning, como a capacidade de abrir canais privados (que não são publicamente visíveis na rede).

Ao considerar os pontos acima, você estará preparado para escolher uma carteira da rede Lightning que se adapte às suas necessidades e ofereça uma experiência segura e agradável.

Conclusão

Agora que você já está por dentro das principais carteiras Lightning disponíveis e dos mais importantes critérios para escolher a sua, é importante destacar que ainda não existe uma carteira Lightning perfeita.

Como você viu ao longo deste artigo, pode haver casos em que a interface não seja tão intuitiva, ou onde ocorram alguns bugs, ou até mesmo a falta de algumas funcionalidades.

Entretanto, certamente, houve melhorias e continuarão ocorrendo nos próximos meses, com novas atualizações que devem surgir e com as novas carteiras que estão chegando ao mercado.

Por enquanto, deixo a sugestão para você baixar essas que recomendamos neste artigo. E não deixe de experimentar todas na prática, para ver qual você gosta mais.

Não tem jeito, para essas coisas, tem que dar match.

Espero que você tenha gostado deste artigo, não deixe de compartilhá-lo com amigos e opt out!

Curso carteira Bitcoin (Banner)
Compartilhe o artigo:
Escrito por
Imagem do Autor
Kaká Furlan

Kaká é publicitária, apaixonada por tecnologia e mão na massa full time. Já participou das principais conferências de bitcoin como Adopting, Surfin Bitcoin e Bitcoin Conference.

Inscreva-se na Newsletter
Acesse, em primeira mão, artigos, novidades e notícias sobre Bitcoin diretamente em seu email.