O Bitcoin é uma moeda que pode ser transacionada globalmente a qualquer hora do dia, no entanto um aspecto da experiência de usabilidade que costuma gerar muitas perguntas é sobre as carteiras de celular, também conhecidas como “hot wallets”.

As hot wallets são uma solução prática e acessível para gerenciar e transacionar pequenos valores em bitcoin.

Assim, com um smartphone ao alcance de quase todos, essas carteiras se tornaram a ponte entre o bitcoin e a vida cotidiana das pessoas.

Neste artigo, vamos mergulhar no universo das hot wallets, explorando seu funcionamento, vantagens, desvantagens, riscos e como você pode utilizá-las de forma segura para fazer suas transações em bitcoin.

O que é hot wallet?

As hot wallets (carteiras quentes) são carteiras digitais online que oferecem uma maneira prática e acessível de armazenar e gerenciar bitcoins.

Devido à sua concepção voltada para a praticidade, podem ser facilmente utilizadas em dispositivos móveis, como smartphones, que cabem confortavelmente no bolso.

Essa conveniência possibilita realizar transações de bitcoin a qualquer hora e em qualquer lugar, de maneira rápida e descomplicada, visto que não é necessário transferir fundos para outra carteira antes de efetuar uma transação.

Além disso, proporcionam acesso imediato ao seu saldo em bitcoin, tornando-as uma escolha conveniente para aqueles que realizam transações frequentes no seu dia a dia.

Tipos de hot wallets

Compreender as características e peculiaridades de cada tipo de hot wallet é essencial para tomar decisões informadas sobre como armazenar e proteger seus bitcoins.

Confira abaixo todos os tipos de hot wallets disponíveis.

Para computador

Essas carteiras são instaladas em computadores pessoais e funcionam como um aplicativo local. Elas permitem que você tenha controle total sobre suas chaves privadas e armazene-as localmente no dispositivo.

São programas ou aplicativos que você instala e é durante a instalação que o aplicativo vai gerar as suas chaves públicas e privadas para começar a receber e enviar bitcoin (mesma coisa acontece com as carteiras para dispositivos móveis).

Para celular

Essas carteiras são aplicativos projetados para smartphones e tablets. Elas são convenientes para uso diário e transações rápidas, pois você pode acessá-las de qualquer lugar.

As carteiras de software para dispositivos móveis podem ser encontradas nas lojas de aplicativos para iOS e Android.

Multimoedas ou Bitcoin only

Essas carteiras podem ser multimoedas, ou seja, geram chaves públicas e privadas de várias moedas digitais ou podem ser bitcoin only, que suporta apenas bitcoin.

Geralmente as carteiras bitcoin only possuem funcionalidades específicas, como possibilidade de criar carteiras multisig e também interagir com outras camadas do bitcoin, como a rede lightning.

Dito isso, não existe a melhor carteira, e sim aquela que é mais adequada para o uso que você quer fazer e que tenha os recursos que você precisa.

Quais os riscos e vantagens de uma Hot Wallet?

Assim como qualquer solução online, existem riscos e vantagens a serem considerados ao utilizar uma hot wallet.

É fundamental compreender esses aspectos para tomar decisões informadas sobre a segurança e a conveniência de armazenar seus bitcoins nesse tipo de carteira.

Vantagens

Como falamos anteriormente, a maior vantagem das hot wallets é a sua conveniência.

A capacidade de enviar e receber bitcoin com apenas alguns cliques ou toques na tela é atraente para muitos usuários. Muitas carteiras de celular têm interfaces bastante intuitivas, tornando-as uma boa opção para quem é novo no mundo do bitcoin.

Além disso, essas carteiras, em sua maioria, são gratuitas, e você pode baixar, testar e desinstalar se você não gostar do aplicativo, o que faz com que seja uma boa opção para que você teste e familiarize-se com carteiras de bitcoin.

Portanto, você pode usar essas carteiras como ponto de partida para a auto custódia, enquanto ainda não possui uma hardware wallet, e até que você compreenda completamente o seu funcionamento.

Riscos

No entanto, com a conveniência vem o risco.

Por estarem sempre conectadas à internet, as carteiras hot são mais vulneráveis a ataques cibernéticos. Isso pode variar desde phishing (onde alguém tenta enganá-lo para obter as suas credenciais de login) até hacks no aplicativo da carteira.

O que é Pishing?

Phishing é uma forma de fraude online em que os criminosos tentam obter informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e informações pessoais, ao se passarem por entidades confiáveis.

Essas carteiras são instaladas em um ambiente online, juntamente com outros aplicativos de navegação, como as redes sociais. Assim, essa proximidade com outros softwares pode facilitar o acesso de hackers e aumentar o risco de segurança.

É por isso que esse tipo de carteira não é o ideal para armazenar uma grande parte do seu dinheiro guardado em bitcoin. Sendo assim, ela é indicada apenas para valores menores, que serão gastos no dia a dia.

Além disso, é importante usar senhas fortes e autenticação de dois fatores, para proteger seus fundos.

Banner Carteira Bitcoin

Como escolher uma carteira de bitcoin?

Ao decidir qual carteira utilizar para armazenar seus bitcoins, é importante compreender a distinção entre carteiras custodiadas e não custodiadas.

Essa diferenciação é fundamental para tomar uma decisão informada sobre a segurança e controle dos seus ativos digitais.

Carteiras Custodiantes

As carteiras custodiantes armazenam suas chaves privadas sob custódia, o que significa que você não tem controle total sobre seus saldos. Logo, quem fica com a custódia das chaves privadas da carteira é o provedor de serviços que você está usando.

Por esse motivo, ao utilizar esse tipo de carteira ou serviço, é necessário confiar na empresa para gerenciar seus saldos. No entanto, existem diversos riscos associados a isso, como o risco de hackers, o risco de perda de ativos devido a operações indevidas e também o risco de falência da empresa.

Carteiras não custodiantes

As carteiras não custodiantes são as que dão controle total das chaves privadas pra você, sem depender de intermediários.

Portanto, são mais seguras que as carteiras custodiantes, especialmente se você sabe guardar bem suas seeds e chaves.

Agora que você já sabe o que são carteiras custodiantes e não custodiantes, veja abaixo as principais hot wallets de Bitcoin!

Principais carteiras quentes de bitcoin

A indústria do bitcoin está em pleno crescimento e nos últimos tempos ótimas soluções de wallets surgiram.

Essas carteiras são fundamentais para facilitar transações rápidas e estão desempenhando um papel crucial na adoção e no uso diário do Bitcoin.

Aqui vamos listar algumas das principais opções não custodiantes disponíveis, para que você possa experimentá-las e escolher aquela que melhor se adequa às suas necessidades.

Algumas das melhores hot wallets do mercado, são:

  • Blue Wallet
  • Green Wallet
  • Nunchuk
  • Electrum
  • Sparrow Wallet
  • Blink

Vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas?!

Blue Wallet

Blue Wallet

A Blue Wallet é uma carteira hot com muitos recursos, além de ser fácil e intuitiva.

Com ela você pode enviar e receber bitcoin via on chain (camada 1 do bitcoin) ou via lightning (nesse caso, só é possível se você conectar ao seu próprio node).

Ela é uma carteira não custodiante, ou seja, não fica com as suas chaves privadas.

A Blue wallet é uma ótima opção para usar em transações do dia a dia ou até mesmo como uma carteira watch only, que é quando você só acompanha o saldo e não consegue movimentar os satoshis.

Outra coisa legal dessa hot wallet é a capacidade de criar carteiras multisig, que requerem múltiplas assinaturas para aumentar a segurança. Além disso, ela também oferece suporte a transações parcialmente assinadas, permitindo uma maior interoperabilidade entre diferentes carteiras.

Esses recursos adicionais proporcionam uma camada extra de proteção e flexibilidade ao utilizar a carteira.

A Blue Wallet tá disponível tanto para android quanto para iOS e também na versão desktop (apenas para macOS).

Green Wallet

Green Wallet

A Green Wallet é uma carteira desenvolvida pela empresa Blockstream (sim, a mesma que desenvolve a Jade).

Esta carteira é open source, o que significa que seu código-fonte está disponível para qualquer pessoa examinar, tornando-a transparente e confiável. Além disso, a Green Wallet é uma carteira não custodiante, o que assegura aos usuários o controle total sobre seus fundos e chaves privadas.

Com a Green Wallet, os usuários podem facilmente acessar, armazenar, enviar ou receber Bitcoin (BTC) e tokens da rede Liquid. A rede Liquid é uma sidechain desenvolvida pela Blockstream que oferece recursos adicionais, como transações mais rápidas e confidenciais.

Além de ser de código aberto, a segurança dos fundos dos usuários é uma prioridade na Green Wallet. Assim, a carteira oferece recursos avançados, incluindo multisig (assinaturas múltiplas) e autenticação de dois fatores (2FA), para garantir uma maior proteção dos ativos digitais dos usuários.

Uma atualização altamente esperada que está prestes a ser implementada nessa hot wallet é a integração com a rede Lightning Network.

Além disso, a Green Wallet se destaca por sua simplicidade e facilidade de uso. Os usuários podem acessar sua carteira tanto através de navegadores web quanto em dispositivos móveis, tornando-a conveniente para uso diário.

A carteira está disponível para sistemas Android, iOS e também para desktop, abrangendo uma ampla variedade de plataformas para atender às necessidades dos usuários.

Nunchuk

Nunchuk

A Nunchuk é uma carteira não custodiante de Bitcoin que pode ser usada no celular e no PC.

A Nunchuk é uma hot wallet repleta de recursos avançados e abrangentes, adequada para aqueles que desejam possuir uma pequena quantidade de Bitcoin para uso diário.

Do ponto de vista técnico, a Nunchuk oferece excelentes recursos, como:

  • multisig (assinaturas múltiplas),
  • RBF (Replace-By-Fee, ou seja, substituição de transações não confirmadas por transações com taxas mais altas),
  • PSBT (Partially Signed Bitcoin Transactions, ou transações Bitcoin parcialmente assinadas),
  • e suporte a TOR para aumentar a privacidade das transações.

Esses recursos avançados a tornam uma opção atraente para usuários que desejam um maior controle sobre suas operações.

Além disso, ela integra-se facilmente com várias outras carteiras de Bitcoin. O que significa que os usuários podem transferir fundos de forma fácil e rápida entre diferentes carteiras, aproveitando os recursos exclusivos de cada uma delas.

Essa hot wallet está disponível em plataformas Android, iOS e desktop (Mac, Windows e Linux).

Electrum

Electrum

Criada em 2011 a carteira Electrum é uma das mais antigas e respeitadas carteiras de Bitcoin.

Ela tem a opção de ser uma hot wallet, como também uma cold wallet, deixando suas chaves privadas offline. Além disso, é de código aberto e muitos desenvolvedores contribuíram para o seu código fonte nos últimos anos.

Esta carteira oferece uma ampla gama de recursos, porém pode não ser tão amigável para usuários iniciantes. Isso ocorre devido à sua interface, que mesmo já atualizada, pode não ser muito intuitiva comparada com outras carteiras. No entanto, a Electrum cumpre excepcionalmente bem todas as suas funções para as quais foi projetada e destinada.

Nessa carteira, você terá acesso a recursos como:

  • autenticação de dois fatores (2FA)
  • suporte a carteiras multisig
  • integração com outras hardware wallets
  • transações realizadas utilizando o método SPV (Verificação de Pagamento Simples)
  • capacidade de realizar pagamentos em massa
  • suporte para PSBT
  • rede Lightning
  • Watchtowers
  • Submarine swaps.

Uma informação importante é que a Electrum é disponibilizada para desktop (sendo compatível com Windows, Mac e Linux) e no celular somente Android.

Sparrow Wallet

Sparrow Wallet

Sparrow é uma carteira para desktop, projetada especificamente para ser usada com o seu próprio node Bitcoin.

O foco da Sparrow está na segurança, privacidade e usabilidade. Por ter muitos recursos, ela é mais indicada para usuários avançados.

Esta carteira suporta tanto transações com uma única assinatura (sig único) quanto transações com múltiplas assinaturas (multisig), diferentes tipos de endereços, várias opções de conexão a nós da rede Bitcoin, controle detalhado das moedas, capacidade de rotular transações, integração com a rede Tor para maior privacidade e acesso à Testnet para fins de teste e experimentação.

Além disso, a Sparrow Wallet é compatível com transações de Bitcoin parcialmente assinadas (PSBT), oferecendo flexibilidade para os usuários que desejam maior controle sobre suas transações.

Essa hot wallet também suporta carteiras de hardware quando conectadas via USB e pode operar no modo air gapped para um nível adicional de segurança.

Se você quiser aprender a criar endereços multisig na carteira Sparrow, confira nosso Workshop Multisigs Sociais.

Hot Wallet Blink

A Blink foi criada pela Galoy em El Zonte, El Salvador, em 2020, como parte do projeto Bitcoin Beach, com o objetivo de estabelecer uma economia circular totalmente baseada em Bitcoin.

Inicialmente, essa carteira era conhecida como Bitcoin Beach Wallet. No entanto, no início de 2023, passou por uma rebranding e foi renomeada como Blink, uma mudança que reflete melhor sua missão de se tornar a principal ferramenta para promover a adoção descentralizada (de baixo para cima) do Bitcoin.

O novo nome simboliza sua evolução além da missão inicial, uma vez que ganhou reconhecimento e se estabeleceu como uma das carteiras de Bitcoin mais usadas por comunidades Bitcoin e de Lightning globalmente.

Com essa hot wallet, você pode enviar e receber Bitcoin tanto na blockchain principal quanto na rede Lightning.

Além disso, o aplicativo inclui uma seção educacional sobre Bitcoin, onde os usuários podem receber recompensas em satoshis ao aprenderem conceitos básicos sobre o BTC.

Para os comerciantes, a Blink oferece ferramentas práticas e versáteis que facilitam o recebimento de pagamentos, seja via Lightning ou na blockchain principal. Entre essas ferramentas estão o endereço LN, uma caixa registradora específica para transações Lightning e um QR Code de pagamento que pode ser impresso.

É importante observar que a Blink requer um processo simplificado de verificação de identidade (KYC) através do número de celular.

Ademais, a Blink é uma carteira custodial, o que significa que os desenvolvedores têm controle total sobre a gestão dos fundos. Portanto, como usuário, você não possui autonomia completa sobre o seu dinheiro.

Como usá-la de forma segura?

Utilizar uma hot wallet (carteira online) de forma segura é essencial para proteger seus bitcoins e evitar possíveis riscos.

Assim, é possível usá-la de maneira segura seguindo algumas práticas recomendadas, veja abaixo.

Utilize Autenticação de Dois Fatores (2FA)

A autenticação de dois fatores adiciona uma camada extra de segurança à sua carteira, exigindo não apenas uma senha, mas também um segundo fator (geralmente um código enviado ao seu celular) para acessá-la.

Mantenha o Software Atualizado

As atualizações do software da carteira muitas vezes incluem correções de segurança. Portanto, mantenha sempre a sua carteira atualizada para se beneficiar dessas melhorias!

Não guarde valores altos em bitcoin

Assim como não seria seguro sair por aí carregando grandes quantias de dinheiro no bolso, também não é seguro armazenar grandes valores em sua carteira de celular ou computador.

Para proteger seus bitcoins a longo prazo, considere o uso de uma cold wallet (carteira offline).

Leia: Bitcoin é seguro?

Aprenda a guardar seu Bitcoin do jeito certo

Quer aprender a fazer a custódia do seu bitcoin do jeito certo e de forma fácil de entender? Conheça o Carteira Bitcoin, nossa imersão em auto custódia onde você aprende a manusear carteiras e como guardar seu Bitcoin com segurança.

Carteira Bitcoin Curso

São mais de 30 aulas, onde você vai:

  1. Conhecer as principais cold wallets e hot wallets do mercado
  2. Entender o que é seed, chaves e tipos de endereços
  3. Aprender as melhores formas de guardar suas senhas
  4. Ver na prática como se recupera uma carteira perdida
  5. Aprender a configurar multisigs
  6. Conquistar a sua soberania
  7. E ainda ganhar de presente uma cold wallet para colocar tudo isso em prática

Se inscreva no curso Carteira Bitcoin!

Conclusão

As carteiras quentes de bitcoin oferecem uma maneira conveniente de armazenar saldos pequenos em bitcoin.

Embora existam riscos, uma abordagem cuidadosa e consciente pode mitigar a maioria desses perigos.

Uma das principais vantagens das hot wallets é que elas são gratuitas, o que as torna uma excelente opção para instalar e iniciar o aprendizado sobre transações entre carteiras, o funcionamento dos endereços, a dinâmica das taxas e até mesmo realizar pagamentos em Bitcoin.

Essas carteiras oferecem a oportunidade de experimentar e ganhar experiência prática no uso da moeda, sem custos iniciais.

Espero que esse artigo tenha ajudado você e dar esse pontapé inicial na sua auto custódia e no uso do bitcoin.

Não deixe de compartilhar o artigo!

Abraços!

Perguntas Frequentes

O que é uma Hot Wallet?

Uma hot wallet é uma carteira digital/virtual que oferece uma maneira prática e acessível de armazenar e gerenciar bitcoins e criptomoedas.

Quais são as melhores Hot Wallets do mercado?

Algumas das melhores hot wallets para Bitcoin e moedas digitais são Blue Wallet, Green Wallet, Nunchuk, Electrum, Sparrow Wallet e Blink.

Qual é a diferença entre Hot Wallet e Cold Wallet?

A principal e maior diferença é que a Cold Wallet é armazenada offline, enquanto uma Hot Wallet é online, permitindo transações rápidas, mas tornando-a mais vulnerável a ataques.

Qual é a hot wallet mais segura?

A Electrum é uma das hot wallets mais seguras do mercado. Isso ocorre porque ela é de código aberto, oferece medidas de segurança robustas para os usuários e é bastante popular entre Bitcoiners.

Quanto custa uma hot wallet?

Na maioria dos casos, hot wallets são gratuitas. Contudo, algumas carteiras podem oferecer recursos adicionais por meio de versões premium.

Caso esteja considerando uma opção paga ou premium, é importante verificar os detalhes e políticas de preços de cada provedor de hot wallet.

Compartilhe o artigo:
Escrito por
Imagem do Autor
Area Bitcoin

A Area Bitcoin é uma escola de educação sobre bitcoin que tem como objetivo acelerar a soberania financeira e intelectual de todas as pessoas.

Inscreva-se na Newsletter
Acesse, em primeira mão, artigos, novidades e notícias sobre Bitcoin diretamente em seu email.