Nos últimos anos, a palavra bitcoin tornou-se amplamente conhecida e ganhou destaque na mídia global por várias razões: seu valor em constante mudança, as histórias de indivíduos que se tornaram milionários por meio do bitcoin e as histórias de outros que perderam tudo. Entretanto, o que exatamente é o bitcoin e como funciona essa moeda digital tão famosa?

Neste artigo você vai entender absolutamente tudo o que você precisa saber sobre a magnífica, intrigante e misteriosa moeda mais valiosa do mundo: o Bitcoin.

Vamos lá? Chegou a hora de entender tudo sobre essa moeda digital!

História do Bitcoin

Vamos dividir este post em duas partes para que você entenda o enredo:

A.B (antes do Bitcoin) e D.B (depois do Bitcoin)

A.B (1980 a 2008)

DigiCash

O ano é 1983, um cara chamado David Chaum, estudante de ciência da computação na Califórnia, publica um artigo sobre um dinheiro digital: o DigiCash.

David Chaum (DigiCash)

O DigiCash era um dinheiro digital criptografado e tinha como grande diferencial ser anônimo, mas não eliminava o intermediário. A ideia era a seguinte: as pessoas recebiam dinheiro digital do banco e usavam sem que o banco soubesse a finalidade do uso.

Ecash

A ideia era bem promissora para a época, uma vez que as pessoas tinham muito medo de usar cartões de crédito para compras de bens e serviços pelas internet. Porém, não havia demanda. O comércio eletrônico só ganhou força mesmo a partir da metade dos anos 90.

Mas, tem algo a mais nessa história.

Segundo nossas pesquisas, Schaum chegou a receber várias propostas para o DigiCash, uma delas inclusive vinda do Bill Gates, afim de integrar a moeda em todas as instalações do Microsoft 95.

Aparentemente, David Chaum achou pouco os USD 100 milhões oferecidos. Então, Bill Gates acabou desistindo da proposta, assim como o famoso navegador Netscape (nossa, que nostalgia).

Bill Gates

O fracasso do DigiCash tem muito a ver com o fato de David Chaum ser um centralizador nas decisões sobre o futuro do projeto e também ser um fã de patentes e direitos autorais, o que não é bom para uma tecnologia tão nova.

Em 1999 o DigiCash encerrou as atividades.

E-Gold

Agora estamos em 1996. Ainda não existe o Paypal e a Amazon está recém engatinhando, mas já existe o É o Tchan.

Se você viveu o ano de 96, você vai lembrar. Pois é! Enquanto o Brasil dançava na boquinha da garrafa, dois caras da Flórida fritavam suas cabeças para criar moedas digitais baseadas em ouro.

O oncologista Douglas Jackson e o advogado Barry Downey tiveram uma ideia brilhante: colocar moedas de ouro em um cofre em Melbourne e vender partes digitais dessas moedas através de um site. Logo, essas moedas deram o nome de E-Gold.

Bank of America

Nos quatro anos após o surgimento, o E-Gold foi usado por cerca de um milhão de pessoas e se tornou o primeiro serviço de pagamento sem cartão de crédito que podia ser integrado em lojas online.

Como o e-gold era divisível em milésimos de grama de ouro, foi o primeiro sistema de micropagamentos em funcionamento. Assim, você poderia enviar 10 centavos de gorjeta para seu criador de conteúdo favorito como agradecimento ou recompensa por um artigo.

Até hoje, isso não é possível com cartões de crédito e PayPal, pois os custos de transação são ainda muito altos.

Os comerciantes de metais preciosos começaram a usar primeiro, depois os comerciantes online, logo após, as casas de leilão, os cassinos, organizações políticas e sem fins lucrativos. Em seguida, surgiram casas de câmbio (exchanges) e com o aumento da popularidade o E-Gold começou a chamar a atenção dos hackers.

O sistema do E-Gold não era seguro o suficiente e muitos clientes foram hackeados e infelizmente perderam os seus fundos.

Além disso, o governo estava de olho nesses problemas e, mesmo Douglas e Barry fazendo de tudo para manter o negócio funcionando conforme as normas americanas, ficaram à mercê da chantagem estatal e não conseguiram levar o negócio adiante.

Lei Patriótica

Depois dos atentados do 11 de setembro de 2001, o presidente George W Bush resolveu criar a Lei Patriótica, que não apenas abria caminho para a suspensão de muitos direitos civis, como também o de privacidade.

A “Lei Patriótica” permitiu o controle de telefonemas particulares, de trocas de e-mails, de registros médicos e de transações bancárias.

Bush assinando a lei patriótica

Com essa nova lei em funcionamento, as autoridades fiscais congelaram as reservas de ouro de Douglas e Barry e consequentemente, a maioria dos usuários deixou a plataforma.

Além disso, como não foi lhe concedido a licença para o funcionamento do E-Gold, ambos tiveram que responder na justiça pelo crime de lavagem de dinheiro. Assim, em 2008 Douglas foi condenado a 300 horas de serviço comunitário e a uma multa de 200 dólares.

Douglas Jackson

E foi assim que a história do E-Gold acabou. Porém, ela deixou muitos aprendizados, tais como:

  • Gerenciamento centralizado deixa o sistema mais vulnerável a hackers.
  • Um sistema monetário baseado em ouro pode levar a chantagem estatal.
  • Uma empresa domiciliada em um país fica suscetível a legislação local.
  • Fundadores que podem ser identificados podem ser facilmente presos pelo FBI.

Hashcash

Durante os anos 90, a venda de computadores estava bombando e rapidamente a Internet começou a ser utilizada para serviços de mensagens, mas conhecidos como E-MAILS.

Consigo lembrar perfeitamente do meu primeiro computador e da rede de internet discada com um CD do BOL. Mas, como tudo tem seu lado bom e ruim, logo começou a surgir algo completamente irritante.

O Spam.

Estes e-mails invasivos e chatos pra caramba começaram a inundar a internet em 1994 e persistem até hoje. Acredite, atualmente 85% de todos os emails enviados globalmente são spam!

Bom, mas o que o Hashcash tem a ver com EMAIL?!

Em 1997, Adam Back, que é um cientista da computação, criptógrafo e hoje CEO da Blockstream, propôs uma solução em potencial para combater efetivamente o spam, uma ideia que ele chamou de Hashcash. Ou seja, Adam Back queria nos libertar dos irritantes spams presentes em nossas caixas de entrada.

Portanto, a ideia do HashCash funcionava assim:

Para enviar um email, seu computador precisaria fazer um cálculo matemático, baseado em hash. Assim, se você enviasse poucos e-mails, você nem notaria que o seu computador estaria fazendo esses cálculos. Porém, se você enviasse uma artilharia de e-mails (spams), o tempo e o processamento necessários se tornariam imensos e todo esse poder computacional precisaria de mais eletricidade, o que resultaria em um maior custo para o usuário.

Aqui temos bem clara a ideia de Prova de Trabalho que é utilizada no Bitcoin.

Por fim, o HashCash acabou não tendo uma grande visibilidade, mas as ideias do projeto chamaram atenção de Satoshi Nakamoto a ponto dele trocar ideias por mensagem com Adam Back.

Confira aqui o whitepaper.

O Momento B-Money

Apesar do B-Money nunca ter saído do papel, este projeto foi tão importante que anos depois viria a ser citado no whitepaper do Bitcoin.

Em 1998, um cientista da computação chamado Wei Dai propôs o B-Money, um sistema de caixa eletrônico distribuído e anônimo.

Wei Dai
Wei Dai

Wei Dai incluiu vários recursos que hoje se tornaram comuns às criptomoedas, como por exemplo:

  • Trabalho computacional;
  • Verificação pela comunidade em um livro-razão coletivo;
  • Recompensa pela contribuição.

Wei Dai propôs que a contabilidade coletiva era necessária, com protocolos criptográficos ajudando a autenticar as transações. Isso é muito parecido com o blockchain que conhecemos hoje.

Além disso, Wei Dai também sugeriu o uso de assinaturas digitais, ou chaves públicas, para a autenticação de transações e cumprimento de contratos.

Surge Nick Szabo

Em dezembro de 2005 surge Nick Szabo com uma postagem em seu blog pessoal Unenumerated, sobre um sistema financeiro descentralizado que combina diferentes elementos de criptografia e mineração.

O nome é Bit Gold e muito do que Nick Szabo apresentou nesse projeto acabou sendo utilizado na arquitetura do Bitcoin, como por exemplo a prova de trabalho, mineração, descentralização e a ideia de um ativo de valor de longo prazo.

Na descrição do projeto, Nick Szabo descreve o Bit Gold “não apenas como um esquema de pagamento, mas também como uma reserva de valor a longo prazo, independentemente de qualquer autoridade confiável”.

É esse mix de similaridades do Bit Gold com o Bitcoin que leva muitas pessoas a acharem que Nick Szabo é Satoshi Nakamoto ou, ao menos, faz parte da equipe que criou a moeda digital.

D.B (2008 a 2020)

Tem uma frase de uma música do Jorge Drexler que eu gosto bastante que diz “nada se perde, tudo se transforma. E é exatamente isso que Satoshi Nakamoto fez. Ele implementou muito do que já existia para criar o Bitcoin.

Em um post no fórum de 2010, Satoshi Nakamoto disse:

“Bitcoin é uma implementação do B-Money de Wei Dai proposta no Cypherpunks em 1998 com a proposta do Bit Gold de Nick Szabo. ”

O Nascimento do Bitcoin

Para que você entenda a importância desta moeda digital e por quê ela existe, a gente precisa entender o que aconteceu no ano de 2008.

Naquele ano, houve uma crise econômica na Europa e nos Estados Unidos que acabou levando à um crash da bolsa de Nova York e uma quebradeira geral de empresas.

O banco de investimentos norte-americano Lehman Brothers havia declarado aquela, que até hoje é a maior falência dos Estados Unidos.

Entretanto, enquanto essa lambança toda rolava nos mercados, nos fóruns de criptografia pela internet, alguém de pseudônimo Satoshi Nakamoto discutia com outros cypherpunks a criação de uma moeda digital global descentralizada.

A primeira vez que o mundo ouviu falar em Bitcoin foi no dia 31 de outubro de 2008 às 8:10 (horário da Europa Central), quando no auge da crise financeira nos Estados Unidos, Satoshi Nakamoto envia uma mensagem para uma lista de emails de nerds da criptografia, que dizia o seguinte:

“Estou trabalhando em um novo sistema de caixa eletrônico que é totalmente ponto a ponto, sem terceiros confiáveis”.

Bitcoin P2P e-cash paper

Nakamoto enfatizou em seu e-mail que a principal propriedade do protocolo era que “os gastos duplos são impedidos com uma rede ponto a ponto”.

Ele destacou que não havia terceiros ou terceiros confiáveis ​​e que “os participantes podem ser anônimos”, se assim o desejarem.

O primeiro e-mail detalhou que “novas moedas são feitas a partir da prova de trabalho no estilo Hashcash e a prova de trabalho para a nova geração de moedas também capacita a rede a evitar gastos duplos”.

Nessa mensagem estava o link para o projeto, um documento chamado white paper, com o título: Bitcoin: um sistema de dinheiro eletrônico Peer to Peer.

Entretanto, o que é mais surpreendente é que toda a ideia, o funcionamento do Bitcoin foi descrito de forma direta e simples em apenas 9 páginas.

White Paper do Bitcoin

Resumidamente o Bitcoin seria uma moeda digital criptografada, independente de um governo, que as pessoas poderiam transacionar de forma direta globalmente, ou seja, sem precisar de um banco ou qualquer outro intermediário. A moeda seria criada matematicamente a partir de computadores, conhecido como processo de “mineração” e existiriam apenas 21 milhões de unidades no mundo.

O white paper do bitcoin está disponível no site bitcoin.org em português e em mais de 40 línguas.

Uma curiosidade é que esse domínio foi registrado em 18 de agosto de 2008, pouco antes da divulgação do white paper.

Geralmente é possível descobrir quem é o dono desses domínios, porém Satoshi pensou em tudo e usou um serviço que mantém essa informação anônima e hoje esse domínio é  “Who is Guard Protected”, ou seja, a identidade de quem o registrou não é informação pública.

O Começo da Mineração

Dois meses depois do projeto ser publicado, no dia 3 de janeiro de 2009, Satoshi minerou o primeiro bloco de Bitcoin, o bloco zero chamado bloco gênese. Por esse bloco minerado, ele recebeu 50 Bitcoins de recompensa e o mais curioso é que esse bloco contém uma mensagem subliminar criptografada no seu código, deixada pelo próprio Satoshi:

“The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks”.

Este é o título da capa do jornal britânico The Times do dia 03 de janeiro de 2009.

Publicação do The Times

A matéria relata que Alistair Darling, então chanceler do exército do Reino Unido, estava considerando um segundo resgate para os bancos do Reino Unido, o que acabou acontecendo um ano mais tarde.

Com essa mensagem, tudo leva a crer que Satoshi criou o Bitcoin como forma de protesto contra a impressão infinita de dinheiro pelos Bancos Centrais, o que gera inflação e pobreza.

A Primeira Transação de Bitcoin

Na mesma semana, um programador chamado Hal Finney se interessou em ajudar a colocar a ideia do Bitcoin de pé.

No dia 11 de janeiro de 2009, Hal Finney fez um twitte épico: RUNNING BITCOIN (rodando Bitcoin) para contar que ele estava rodando a rede do Bitcoin e ajudando Satoshi a fazer alguns ajustes de bugs. Hal Finney recebeu 10 BTC de Satoshi Nakamoto, ou seja, ele foi a primeira pessoa a receber uma transação de Bitcoin.

Infelizmente Hal Finney teve uma doença degenerativa e faleceu em 2014, mas o mais doido é que ele resolveu se congelar. Isso mesmo, ele está nesse momento com seu corpo congelado a uma temperatura de -200 graus numa cápsula de alumínio num tanque de nitrogênio.

Será que ele é Satoshi Nakamoto e quer voltar no futuro pra ver o andamento da sua criação? A história desta moeda digital é realmente fascinante!

Quem é o criador do Bitcoin?

No whitepaper do Bitcoin não resta dúvidas sobre o funcionamento do sistema de pagamento de pessoa pra pessoa, entretanto em nenhum momento Satoshi revela a sua real identidade.

Passado mais de uma década da criação da moeda, ninguém sabe até hoje quem é Satoshi Nakamoto.

Assim, ele pode ser uma pessoa ou também pode ser um grupo de pessoas.

O fato é que era alguém com muitas habilidades e conhecimentos, desde tecnologia, criptografia, economia, matemática e entendia muito bem o funcionamento do sistema bancário.

Outro fato interessante é que Nakamoto afirma que nasceu em 5 de abril de 1975. No entanto, justamente nessa data, 5 de abril de 1933, Roosevelt que na época era presidente dos EUA, assinou leis especiais que proibiam a acumulação de ouro pelas pessoas. O ano de 1975 é o ano em que os EUA cortaram o último elo entre o dólar e o ouro.

Até hoje a única coisa que se sabe é que não existe uma pessoa chamada Satoshi Nakamoto.

Mas como vocês sabem, aqui na Area Bitcoin nós temos um Departamento Especial de Teorias da Conspiração e não podíamos deixar de montar a nossa lista de suspeitos ao posto de Satoshi Nakamoto. Hoje os nomes mais cotados são Hal Finney, Nick Szabo e Dorian Nakamoto.

Quer mais informações sobre o criador do Bitcoin? Então confira aqui tudo sobre Satoshi Nakamoto!

O que é Blockchain?

Blockchain

A tradução literal significa corrente de blocos. Ou seja, são blocos de informações atrelados uns aos outros.

É como um tecido digital, você não consegue puxar o bloco do meio da cadeia sem afetar os blocos seguintes, assim como quando você puxa o fio de um tecido você altera toda a costura que vem na sequência, blockchain é como uma costura digital.

Logo, se for alterado, todo mundo vai perceber que tem uma maçaroca, ou seja, que tem algo errado com aquele ponto da cadeia.

Depois de registrado em blockchain as informações ficam registradas na história da cadeia de blocos, por isso blockchain também serve como uma linha do tempo onde os fatos não podem ser modificados. É uma rede IMUTÁVEL e IRREVERSÍVEL.

Leia também: O que é Taproot?

O que é o Bitcoin e por quê ele deu certo?

O Bitcoin é uma moeda, assim como real, como dólar, só que na forma digital (confira nossa calculadora de bitcoin para analisar o preço do Bitcoin em relação às outras moedas, bem como Dolar, Real, Euro e mais).

É um meio de pagamento e uma tecnologia que está cada vez mais se provando como um ativo de proteção contra a inflação e perda do poder de compra.

Isso significa que você pode usar essa moeda digital para pagar por serviços e produtos no dia a dia ou guardá-lo na sua carteira como reserva de valor. Além, também, de usá-lo como uma apólice de seguro caso o sistema tradicional venha a colapsar.

A grande diferença do Bitcoin em relação as moedas convencionais é que as moedas estão associadas a um governo, a um banco central, já o Bitcoin é totalmente descentralizado, ou seja, as transações financeiras podem ser feitas de pessoa pra pessoa, sem intermediários.

A validação das transações fica a cargo de vários computadores espalhados pelo mundo chamados de mineradores, que são os computadores que geram novos Bitcoins e registram todas as transações num enorme livro contábil digital chamado Blockchain.

Como as transações ficam totalmente registradas no Blockchain, qualquer pessoa pode ter acesso a essas informações, pois estão online. Viu?! é isso que torna o Bitcoin uma moeda transparente, segura e anti-fraude.

Hoje a moeda é muito conhecida por investidores por causa de sua grande valorização ao longo dos últimos anos. Mas, é importante lembrar que o propósito do Bitcoin é outro, é ser um meio de transferir valores entre as pessoas, sem a necessidade de um banco.

Ele tem características que são únicas frente a todas as outras moedas que existem.

Principais características do Bitcoin:

Todos podem acessar

Basta ter um smartphone e estar conectado à internet.

Não é necessário comprovar renda como acontece com os bancos tradicionais. Além disso, para transacionar bitcoin você não precisa de dados extras de quem está transacionando os valores, como CPF, nome completo, agência, conta e etc.

Bitcoin é matemático e pode ser usado por qualquer pessoa sem julgamentos ou discriminações.

Seguro e transparente:

O Bitcoin é imutável porque todas as transações são registradas na blockchain e qualquer tentativa de alteração nos registros dos blocos seria facilmente reconhecida e comunicada.

Depois que um registro é feito, não tem como apagar e desfazer. Isso torna as transações muito mais seguras e transparentes, porque qualquer pessoa, eu e/ou você, podemos acompanhar em tempo real as transações que estão sendo feitas.

Escasso:

No projeto do Bitcoin, Satoshi determinou que haveriam apenas 21 milhões de unidades da moeda no mundo e que elas seriam emitidas até o ano de 2140.

Hoje 18 milhões de meio já foram mineradas e estão em circulação no mercado. Logo, por ter um limite de unidades, essa moeda não é inflacionária e é escassa. E são esses os principais motivos para o aumento do valor do Bitcoin ano a ano.

Por ser um bem escasso e finito, é imune à manipulação dos bancos centrais no controle da emissão ou redução da oferta monetária, tirando os bancos centrais do controle de quanto vale o dinheiro das pessoas.

Descentralizado:

No Brasil a gente tem o Bacen que cria as notas de Real, determina como vai ser a emissão de novas notas e a política monetária brasileira.

Nos Estados Unidos tem o Federal Reserve, o Fed, que é o banco central americano, que emite o dólar e decide a velocidade com que novos dólares vão ser criados.

No sistema do Bitcoin não existe um dono, um CEO, um líder e nem mesmo um órgão Central regulando a emissão de novas moedas e nem mudando a política monetária ao longo do tempo.

Bitcoin é coordenado por uma rede de computadores espalhados ao redor do mundo em que todos seguem as mesmas regras de forma sincronizada.

As regras estão pré-estabelecidas no código fonte do Bitcoin e o projeto é open source.

Além disso, não há a necessidade de um intermediário, ou seja, você vira o seu próprio banco, e isso é uma das coisas mais poderosas que há, pois nessa situação, você tem controle total sobre seu dinheiro.

Assim sendo, você pode transferir dinheiro da sua própria carteira para qualquer outra carteira, de qualquer outra pessoa, em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora do dia ou da semana sem pedir permissão para ninguém.

Resistente a censura:

Como o Bitcoin não é de nenhum país e não tem nenhum governo ou instituição o controlando, ele é uma moeda resistente à censura. Se você guarda seus Bitcoin da forma correta, não tem como o governo confiscar.

Ou seja, essa reserva de valor não pode ser confiscado, como já ocorreu com os Cruzados Novos na época do Collor.

É impossível que o governo, banco ou até empresa confique seu dinheiro, pois no bitcoin você é o seu próprio banco, ou seja, os seus bitcoins ficam na sua wallet (carteira de bitcoin).

Aprenda como guardar bitcoin do jeito certo!

Global:

Funciona 24h, de domingo a domingo, no mundo inteiro.

Para que as transações parassem de ocorrer, seria necessário desligar a internet ou todos os computadores do mundo, ou seja, impossível, não é mesmo?! Além disso, se tudo fosse religado, a rede voltaria a todo vapor!

Vai ter Bitcoin para todos?

O fato do bitcoin ser escasso e limitado há apenas 21 milhões de unidades gera dúvidas se o acesso será apenas para poucas pessoas.

Logo, se hoje existem mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, sendo que dessas 7 bilhões de pessoas, 52 milhões são milionários, isso significa que se cada milionário quiser comprar apenas 1 bitcoin, não haverá bitcoin para todos eles.

Mas, o que muitos não sabem é que cada bitcoin é divisível em 100 milhões de satoshis. Para maior entendimento, satoshi é a menor unidade de medida do bitcoin e é chamado assim em homenagem ao seu criador Satoshi Nakamoto.

Portanto, o bitcoin tem oito casas decimais, mas o que isso significa?

Isso significa que 1 bitcoin pode ser dividido por muitas vezes, permitindo assim, que a gente troque valores pequenos. Pense que assim como 1 real é formado por 100 centavos, 1 bitcoin é formado por 100 milhões de satoshis.

Portanto, não haverá Bitcoin para todos. Porém, ao menos haverá satoshis para todos.

Quanto tempo dura um ciclo do bitcoin?

Um ciclo do bitcoin dura em média 4 anos. Isso ocorre por causa dos halvings, que é um evento que acontece a cada 210 mil blocos, o que leva cerca de 4 anos para acontecer.

Nos halvings a recompensa dos mineradores por cada bloco minerado cai pela metade e isso impacta na oferta de bitcoin no mercado, que por consequência cai pela metade também, tornando bitcoin ainda mais escasso e fazendo o seu preço subir ainda mais.

O próximo halving está previsto pro início de 2024.

Afinal, quanto vale um Bitcoin?

Quando Satoshi começou a rodar o Bitcoin, cada moeda valia zero. Isso mesmo! A moeda não tinha valor algum.

Assim, o primeiro preço de negociação registrado do Bitcoin foi anotado em 17 de março de 2010. Na época, a plataforma de negociação bitcoinmarket.com ainda funcionava e o valor por uma unidade de BTC era de USD $0,003.

Entretanto, logo em 2017 o Bitcoin chegou a valer quase 20 mil dólares, para logo depois despencar de preço. Durante esta época, muitos disseram que o Bitcoin tinha morrido.

Os céticos do bitcoin costumam falar que ele não tem valor intrínseco, que não tem lastro, que é muito volátil, que não produz nada de valor e que não tem precedente histórico para ser considerado uma reserva de valor. Mas, nem as moedas governamentais possuem todas essas características.

Uma das coisas mais legais é que bitcoin não segue os parâmetros tradicionais de valuation. BTC é valioso porque eleva para um outro nível o que a gente considera valioso ou não.

Bitcoin é o lastro e a garantia dele mesmo. O valor dele está em criar uma moeda com emissão limitada e uma rede de registros que não pode ser modificada, destruída, controlada ou corrompida por ninguém e a maneira mais óbvia de usar um sistema como esse é para transferir valores, ou seja, como dinheiro.

Portanto, hoje até as empresas já estão vendo o Bitcoin com outros olhos e começando investir na moeda como forma de gerar caixa. Além disso, esse foi um dos motivos que fizeram o Bitcoin disparar de preço e chegar até o seu valor máximo histórico de USD 69 mil dólares em novembro de 2021.

E aí, captou qual o valor do Bitcoin, o que é e qual a sua história?

Nós estamos vivendo de novo o que Satoshi mencionou no bloco gênese:

  • a impressão de dinheiro sem lastro e infinito pelos Bancos Centrais;
  • governos inflando os mercados;
  • mais uma crise, dessa vez provocada por uma pandemia e protestos ao redor do mundo contra a violência governamental.

É a tempestade perfeita para o Bitcoin mostrar a sua força.

Os próximos anos prometem ainda mais para o Bitcoin e não dá mais para ignorar um ativo com tamanho potencial de transformar o cenário econômico mundial.

Assim sendo, se existe uma verdadeira liberdade financeira, ela está no Bitcoin!

Onde comprar Bitcoin?

Corretoras

A primeira opção é através das corretoras, também conhecidas como exchanges.

Elas funcionam como casas de câmbio, onde você troca reais (ou outra moeda fiduciária) por bitcoin.

O cadastro é feito em poucos minutos, você abre uma conta, transfere reais e já pode comprar bitcoin de forma instantânea.

P2P

Você também pode comprar de forma P2P, ou seja, de outra pessoa.

Nesse caso não há intermediários, entretanto, você precisa confiar na outra parte.

O processo é simples, você deposita um valor em reais na conta do P2P e o P2P transfere para sua carteira o equivalente em bitcoin, referente à cotação daquele momento.

Nubank, Paypal, Mercado Pago e PicPay

Nubank Logo

Existe a opção também de comprar bitcoin pela Nubank, PayPal, Mercado Pago e PicPay. Porém, não recomendamos que você use essas instituições financeiras para este fim.

Ressaltamos que se você analisar esses aplicativos, você perceberá que só consegue comprar e vender bitcoin. Ou seja, até o momento, não é possível sacar para uma carteira externa. Logo, isso deixa dúvidas se esses apliticativos realmente possuem esses bitcoin, pois não é possível verificar as transações na blockchain.

Além disso, se não dá pra sacar, então o seu bitcoin está preso nessas instituições financeiras e você não tem liberdade nenhuma de transacionar as suas moedas.

Lembrando que você pode enviar bitcoin para qualquer carteira pelo mundo, 24h por dia e 7 dias de semana. Porém, nehuma dessas instituições financeiras te permitem fazer isso. Assim sendo, compre em plataformas que você possa sacar imediatamente pra sua carteira.

Fundos e ETFs

Por último, tem os fundos e ETFs, negociados em corretoras de valores tradicionais.

Entretanto, há uma pegadinha aqui. Caso você compre através de fundos ou ETFs, você não estará comprando bitcoin, e sim se expondo à oscilação de preço, além disso, também não é possível sacar para sua própria carteira externa.

Por isso nós não recomendamos que você compre dessa forma.

Vale a pena investir em Bitcoin?

Bitcoin tem se valorizado muito desde sua criação e com isso muita gente pensa em duas coisas:

  1. Acho que não vale mais a pena, tá muito caro;
  2. Queria ter chegado mais cedo, porque agora não vai mais valorizar tanto.

Porém, mesmo com tanta valorização, o bitcoin tem potencial para se valorizar tanto ou ainda mais do que valorizou até aqui.

Lembre-se que o bitcoin foi a única criptomoeda que se valorizou 6 bilhões % desde a sua criação, e quem compra um shitcoin quer muito que ela pumpe para rapidamente converter ela em fiat, em reais ou dólares.

É por definição uma especulação de preço, onde o foco é converter rapidamente para fiat quando (e se) houver valorização.

As pessoas não tem o objetivo de segurar um shitcoin pro longo prazo. Já no bitcoin a mentalidade é diferente. Bitcoin é uma reserva de valor alternativa aos ativos tradicionais e os hodlers têm o objetivo de guardar btc para o longo prazo.

Entenda as diferenças entre Bitcoin e Criptomoedas.

Cofre de Bitcoin

São pessoas que cada vez menos têm incentivos econômicos para converter seus btc pra fiat e é por isso que com o tempo bitcoin tende a se valorizar muito mais que outras criptomoedas.

Além disso, o que parece caro hoje pode ser a pechincha de amanhã.

Olha esse tweet de um cara que em 2011 estava lamentando que comprou bitcoin a 6 centavos de dólar, vendeu a 30!

Ele lamentou que poderia ter esperado porque naquele momento btc tinha ido a 8 dólares!

Tweet do Greg lamentando que vendeu seus bitcoin por 30 centavos

A verdade é que a cada novo ciclo a gente tem uma nova descoberta de preço do bitcoin pelo mercado e quem teve mãos de diamante acumula valorização maior através da sobreposição de ciclos de valorização.

Por isso, embora bitcoin a USD 30 mil dólares possa parecer caro, o mesmo preço pode parecer absurdamente barato daqui a alguns anos, conforme a adoção do Bitcoin continuar crescendo em todo o mundo.

Mas, e aí vale a pena investir ou não?

Ainda vale a pena comprar Bitcoin? Bitcoin é um ativo de longo prazo e não de curto prazo. É um processo que pode durar décadas. Logo, quem conseguir segurar por mais tempo é quem mais se beneficiará e é importante ter isso em mente.

Assim sendo, comece a pensar em um investimento de anos, e não em semanas ou meses. Quando você virar essa chave, você verá grandes quedas como grandes oportunidades de conseguir acumular mais satoshis a um preço menor.

Pense que se o seu plano é acumular bitcoin por 5 anos, 10 anos ou 20 anos, não vai fazer grandes diferenças se você comprou bitcoin por $ 40.000, $ 45.000 ou $ 50.000, pois você estará comprando de forma constante, toda semana ou mês.

Daqui a 5, 10 ou 20 anos, é esperado que o bitcoin esteja valendo muito mais, e aí sim, é a quantidade de btc que você conseguiu acumular que realmente importará.

Como saber se o bitcoin vai subir?

O bitcoin oscila muito de preço porque é a lei da oferta e da procura nua e crua.

Logo, se o número de pessoas querendo comprar for maior do que aqueles que querem vender, os preços vão subir.

Nos últimos anos várias teorias foram criadas para tentar prever o preço do bitcoin, como o Rainbow Chart e o Stock-To-Flow, mas são apenas teorias que ainda precisam se provar com o tempo. Portanto, não é algo para seguir a risca como uma orientação de investimento.

A verdade é que não existe bola de cristal e ninguém sabe quando o bitcoin vai subir e qual será seu preço daqui 6 meses, 1 ano ou mais.

O que conseguimos analisar é seu passado e observar que existe uma tendência de alta, tanto pela trajetória quanto pelas suas características.

Mas, e aí? Qual a melhor estratégia para investir em bitcoin?

Tem uma estratégia de baixo risco para comprar bitcoin sem ter que ficar obcecado acompanhando o mercado, que se chama DCA, que é a sigla para Dollar Cost Averaging.

DCA é o processo de compra de um ativo com um valor fixo durante um período longo de tempo, por exemplo, R$ 1,000 reais mensais.

Tentar acertar o momento certo de comprar bitcoin pode ser muito difícil, uma vez em que há muita oscilação de preço.

Além disso, essa estratégia de compras constantes ao longo do tempo tem se mostrado rentável para a maioria dos investidores.

Confira as 10 maiores dúvidas sobre investir em bitcoin!

Como conseguir Bitcoin de graça

Sim, é isso mesmo que você leu! Existem formas de você ter bitcoin sem precisar comprar ele diretamente.

Aqui vão algumas dessas alternativas:

1. Aceitando Bitcoin como pagamento

Você pode receber bitcoin em troca dos seus serviços ou pela venda de seus produtos.

Na nossa plataforma os alunos podem pagar os cursos em bitcoin por exemplo.

Caso queira mais informações sobre esse tópico, leia nosso post: Vale a pena aceitar Bitcoin como pagamento?

2. Jogando no celular

Jogos de celular

Hoje existem vários jogos play and earn que recompensam em sats (satoshis) toda vez que você joga.

Conheça 4 jogos de celular para ganhar bitcoin grátis

3. Minerando

Hoje para minerar você precisa investir uma grana alta.

No início da rede, qualquer pessoa podia minerar bitcoin do pc de casa. Entretanto, isso virou uma indústria e geralmente os mineradores ficam em galpões onde ficam também centenas de máquinas específicas para a mineração. Além disso, essas máquinas são super potentes e são chamadas ASICs.

Uma Asic hoje custa em torno de 30 mil reais, caro não é mesmo?! Além disso, você precisa importar essa máquina do exterior, instalar ela na sua casa e começar a rodar.

Mas, quais são os problemas disso?

  • custo inicial,
  • custo de energia
  • manutenção.

Aqui no Brasil isso se torna muito caro. Porém, tem que colocar na ponta do lápis. Dependendo das suas condições, no longo prazo a mineração pode ser uma ótima forma de acumular satoshis sem KYC.

Todavia, independente da forma como você tiver bitcoin, você precisa saber como guardar bitcoin de forma segura. Para isso são usadas carteiras digitais com tecnologia criptografada para você fazer a custódia das suas moedas.

Como funciona a mineração de Bitcoin?

O processo de criação de novas unidades de Bitcoin é muito parecido com a busca por ouro, daí vem o conceito de mineração do Bitcoin.

No ouro os mineradores ficam cavando a jazida até encontrar o metal precioso. Já na rede Bitcoin os mineradores fazem cálculos de probabilidade até encontrar a resposta correta e fechar cada bloco de informação.

Esses blocos de cálculos resolvidos são enfileirados de maneira que um bloco de informação fica atrelado ao bloco seguinte, é o chamado blockchain.

Depois de encontrada a resposta correta, os mineradores apresentam o cálculo (o bloco fechado) para toda a rede verificar se tudo está certo. Assim, caso tudo esteja ok a rede segue adiante adicionando o próximo bloco nessa corrente de informações.

Esse processo todo é chamado de proof of work, é onde toda a rede acompanha os cálculos de cada bloco e verifica se a conta está certa e se houve ou não houve algum tipo de trapaça.

É assim que uma blockchain atinge o consenso sobre o que é processado na rede.

Portanto, o minerador que fechar o bloco primeiro recebe bitcoin como recompensa. Hoje essa recompensa é de 6,25 bitcoin por bloco e a cada quatro anos essa recompensa é cortada pela metade num evento chamado halving, que faz com que haja menos Bitcoin no mercado.

Em média a cada 10 minutos um bloco é minerado e sendo hoje a recompensa para os mineradores de 6,25 btc por bloco, são criados um total de 900 bitcoin por dia.

Entenda tudo sobre a mineração de bitcoin

Dá pra minerar Bitcoin pelo PC ou Celular?

A resposta simples é que é sim possível minerar bitcoin em um smartphone, tanto em um dispositivo Android quanto em um iPhone, ou até mesmo de um computador.

É importante lembrar que smartphones são computadores e qualquer computador pode ser usado para calcular hashes.

Funções de Hash

As funções de hash são extremamente importantes na tecnologia blockchain porque permitem o processamento seguro e rápido de dados e sua entrada no livro-razão distribuído.

A função hash é um algoritmo utilizado pelo protocolo do bitcoin para transformar um grande número de informações em uma sequência numérica hexadecimal de tamanho fixo. Cada hash é criado com o auxílio de um algoritmo duplo-SHA-256, que cria um número randômico de 512 bits (ou 64 bytes).

Além disso, os hashes são essenciais no uso de exploradores de blocos, pois permitem a extração rápida de informações sobre transações e endereços. O hash de dados é uma das práticas de transferência de dados mais seguras porque nenhuma das informações originais pode ser acessada sem uma chave de hash.

Agora que você já entendeu o que é hash, aqui está a resposta mais completa.

Os PCs e smartphones não são adequados para o trabalho de minerar bitcoin, pois eles concorrem com computadores muito mais avançados e especializados para esse objetivo, que são as máquinas ASICs, onde o objetivo é calcular o maior número possível de hashes, com a melhor eficiência energética.

ASIC usada para minerar bitcoin hoje em dia
ASIC usada para minerar bitcoin hoje em dia

Então mesmo que você queira minerar bitcoin com um celular ou computador de casa, você provavelmente não irá conseguir minerar nenhum bloco pois as máquinas ASICs são muito mais rápidas e eficientes nessa corrida pelo prêmio.

O que é uma carteira digital?

Uma carteira digital serve para você enviar, receber e armazenar bitcoin e outros ativos digitais. Esses softwares têm foco total em segurança e pra isso utilizam tecnologia criptográfica.

Muita gente acha que o bitcoin fica guardado dentro da carteira, como se fosse um arquivo em um pen drive, mas na verdade não é assim.

Carteira Ledger

Uma carteira digital armazena e protege suas chaves privadas, que são as mesmas que dão acesso ao seu bitcoin.

Essas suas moedas estão na blockchain e por isso, mesmo que esse dispositivo não fique conectado à internet (porque o mais seguro é que suas chaves fiquem offline), o seu saldo da carteira segue oscilando de preço conforme variação de mercado.

Assim, há dois tipos conhecidos de carteiras:

Hot Wallets

Uma hot wallet é uma carteira de criptomoedas que possui o objetivo de armazenar, enviar e receber bitcoin e moedas digitais.

Elas são chamadas de carteiras quentes pois ficam conectadas o tempo todo na internet.

As mais comuns são as de celular, que são como aplicativos. Entretanto, como as hot wallets ficam conectadas à Internet, elas tendem a ser um pouco mais vulneráveis ​​a hacks e roubos do que as cold wallets, que ficam offline.

Por isso, esse tipo de carteira é indicado para uso no dia a dia. Ou seja, para aqueles valores mais baixos afim de transacionar de forma rápida e prática.

Abaixo segue algumas Hot Wallets:

Cold Wallets

Ao contrário das carteiras de celular, as cold wallets são chamadas assim porque ficam offline, ou seja, desconectadas da internet.

Esse tipo de carteira pode ser de papel ou também pode ser um dispositivo físico, parecido com um pen drive.

Elas são as melhores opções de carteiras para guardar seu bitcoin de forma segura e na sua própria custódia.

Lembre-se que independente da sua escolha, você deve ter acesso às suas chaves e você mesmo deve fazer a sua custódia. Não deixe seu bitcoin na mão de terceiros.

Veja abaixo algumas opcões de Cold Wallets:

Meus bitcoin estão na corretora, corro risco deixando eles lá?

Se você está usando a corretora como carteira, você está correndo riscos sim.

É como falamos, quando você deixa o seu saldo na corretora, é ela que está com a posse do seu bitcoin, não você.

A corretora pode quebrar, sumir ou até mesmo falir, como aconteceu com a FTX e quando isso ocorre, geralmente o saldo dos clientes fica preso na corretora, impossibilitando retiradas.

Além disso, nesses casos pode-se levar anos pra que o valor seja devolvido, isso se de fato conseguirem devolver tudo.

Portanto, sempre lembre-se disso: o bitcoin só é seu na sua própria custódia.

Curso de Bitcoin

Depois de entender tudo isso e não tomar uma atitude, você está optando por não se proteger, não mudar sua mentalidade, não mudar de vida e permanecer no sistema financeiro do passado, que dilui, desvaloriza e joga no ralo a energia que você gastou trabalhando para acumular um pouco de dinheiro.

O melhor investimento para o seu futuro é aprender a construir sua riqueza e protegê-la .

Entender o bitcoin é um diferencial na sua vida financeira, profissional e pessoal.

É uma mudança de chave, é transformar a sua visão de mundo através de um novo conhecimento.

Dito isso, o melhor curso de bitcoin da atualidade é o Bitcoin Starter, um treinamento super completo sobre o melhor ativo da década.

São mais de 30h de aulas gravadas e ao vivo onde você vai entender o funcionamento do bitcoin, a verdade por trás dos projetos de criptomoedas, como investir de forma segura com o método carteira parabólica, como guardar do jeito certo e ainda ter acesso a diversos conteúdos bônus.

Inscreva-se!

Compartilhe o artigo:
Escrito por
Imagem do Autor
Area Bitcoin

A Area Bitcoin é uma escola de educação sobre bitcoin que tem como objetivo acelerar a soberania financeira e intelectual de todas as pessoas.

Inscreva-se na Newsletter
Acesse, em primeira mão, artigos, novidades e notícias sobre Bitcoin diretamente em seu email.