Já falamos aqui no blog sobre várias carteiras de Bitcoin e mostramos que existem opções para todos os gostos, desde usuários iniciantes até os mais avançados.

Portanto, se você é daqueles que se considera um heavy user do Bitcoin, ou pretende ser um, a carteira Sparrow, sobre a qual falaremos hoje, possui funcionalidades que vão te ajudar a explorar melhor tudo o que você pode fazer com seus BTC e em suas transações.

Nos últimos tempos, inclusive, ela tem sido bastante usada para fazer gerenciamento/consolidação de UTXOs.

Bora conhecer mais sobre a Sparrow Wallet e todas as suas funcionalidades?!

O que é a Sparrow Wallet?

A Sparrow é uma carteira de Bitcoin dedicada a oferecer soluções para usuários que buscam ser 100% soberanos, com foco em multi-assinaturas e privacidade.

Pelo Github, é possível determinar que ela surgiu em 2020 e foi criada por um desenvolvedor chamado Craig Raw. Seu objetivo era construir algo com e para Bitcoin, que preenchesse as lacunas observadas nas carteiras existentes.

Craig Raw

Assim, o foco da carteira Sparrow é a segurança e a privacidade. Portanto, ela é uma carteira não custodial para desktop (computador), ou seja, não exige nenhuma informação pessoal para seu uso e ainda disponibiliza todos os dados das suas chaves privadas.

Além disso, essa carteira também é de código aberto, o que permite aos usuários verificar o código e, até mesmo, caso algúem deseje, copiá-lo para criar projetos similares, utilizando o código da Sparrow.

Quais os principais recursos da Sparrow Wallet?

Como o objetivo desta carteira quente é fornecer soberania aos usuários, ela possui uma série de recursos para que tanto iniciantes quanto mais avançados possam ter tudo o que precisam em uma única carteira.

Assim, a Sparrow oferece:

  • Suporte completo a carteiras de assinatura única e a carteiras de múltiplas assinaturas (multisig);
  • Uma variedade de opções de conexão, incluindo servidores públicos, Bitcoin Core e servidores privados Electrum;
  • Baseia-se em padrões, com suporte completo para transações PSBT (transações parcialmente assinadas);
  • Suporte a todas as carteiras de hardware comuns nos modos USB e air gapped;
  • Controle total sobre moedas e taxas, com uma seleção abrangente de moedas;
  • Rotulação de todas as transações, entradas e saídas (UTXOs);
  • Software leve e compatível com várias plataformas;
  • Possibilidade de enviar e receber por meio de PayNyms, tanto diretamente (BIP47) quanto de maneira colaborativa;
  • Construída sobre o Tor;
  • Suporte a testnet, regtest e signet.

Como funciona a Sparrow?

A Sparrow Wallet funciona como uma carteira quente para Bitcoin, permitindo aos usuários armazenar, enviar e receber bitcoins de forma segura e privada.

Por possuir um editor de transações completo, a Sparrow também funciona como sua própria exploradora de blocos (similar à Mempool).

Esse recurso permite não apenas a edição de todos os campos de uma transação, mas também facilita a verificação dos bytes da transação antes de sua transmissão. Com isso, é possível ter maior controle sobre o tamanho da transação e o valor da taxa que será necessário pagar.

Além disso, na Sparrow, é possível verificar quais UTXOs estão sendo utilizadas em uma transação e selecionar aquelas que deseja usar. O recurso de verificação de UTXO permite não apenas uma maior autonomia ao transmitir transações, mas também facilita a consolidação de UTXOs.

Mas, o que significa consolidar UTXOs?

Consolidar UTXOs significa agrupar suas UTXOs menores em uma maior. Isso permite economizar em taxas de transação.

Por ser uma carteira de desktop, é possível usá-la em uma máquina separada e offline, garantindo mais privacidade.

Embora possa parecer uma carteira complicada de usar devido à variedade de recursos avançados, é bem fácil começar: basta baixá-la no computador, criar sua carteira pelo aplicativo ou conectá-la diretamente à sua hardware wallet.

Além disso, a Sparrow é uma carteira leve. Em vez de depender da tecnologia SPV, projetada para funcionar de maneira simplificada e sem baixar todos os dados da blockchain, a Sparrow usa seu próprio nó de maneira direta ou por meio de um servidor Electrum.

O que faz um servidor Electrum?

Um servidor Electrum mantém um índice completo de todas as transações do Bitcoin para fornecer à Sparrow inicialização instantânea e histórico de transações imediato. Também é possível que o usuário se conecte ao seu próprio nó do Bitcoin Core.

Por fim, para usuários mais iniciantes, a Sparrow fornece uma lista de servidores públicos pré-configurados, destinada àqueles que ainda não estão tão familiarizados com a tecnologia e o aspecto técnico, mas que também valorizam a privacidade.

Gerenciamento de UTXOs e Coinjoin

Um grande diferencial da Sparrow em relação à maioria das carteiras, é que ela permite ao usuário gerenciar suas UTXOs e fazer o coinjoin de suas moedas, tudo isso diretamente pelo aplicativo. 

Gerenciamento de UTXOs

As UTXOs são as saídas não gastas na sua carteira. Portanto, se você recebeu vários satoshis na sua carteira, de modo que seu saldo total é de 1 BTC, por exemplo, então todas as transações recebidas são UTXOs.

Assim, se, em algum momento, você precisar enviar esse 1 BTC para outra pessoa, então essas várias UTXOs se juntarão para formar o saldo da sua transação.

Na maioria das carteiras, ao fazer uma transação, a própria carteira seleciona quais UTXOs serão usadas para compor o saldo. No caso da Sparrow, o usuário tem a possibilidade de selecionar quais UTXOs deseja usar.

Gerenciamento de UTXOs pela Sparrow

Além disso, é possível realizar a consolidação de UTXOs, prática especialmente recomendada para cenários em que a rede Bitcoin apresenta taxas altas.

Pense que você possui muitas UTXOs de valores pequenos. Assim, ao efetuar uma transação, elas se agruparão, tornando sua transação mais pesada e, consequentemente, mais cara.

Logo, com a consolidação de UTXOs, você consegue unir todas elas em uma única UTXO, se protegendo contra cenários de taxas elevadas da rede.

Coinjoin

Outra funcionalidade interessante da Sparrow é o coinjoin, ou mixagem de moedas. Basicamente, consiste em misturar suas moedas de modo que se tornem irrastreáveis, garantindo maior privacidade para seus BTCs.

A Sparrow utiliza o Samourai Whirlpool para a mixagem de moedas, esta implementação oferece um alto grau de anonimato e cada rodada de mistura da Whirlpool oferece as seguintes garantias:

  • Entropia máxima;
  • Nunca misturar moedas com as suas próprias em sessões diferentes;
  • Nunca misturar moedas vistas anteriormente;
  • Ausência de ligações determinísticas entre entradas e saídas;
  • Nenhuma reutilização de endereço.

A carteira também permite mixagem de moedas com carteiras frias e, também, usando terminal. 

Entenda mais sobre mixagem de moedas na Sparrow aqui.

Guia rápido de como usar a carteira Sparrow

A Sparrow não é uma carteira que funciona diretamente no navegador web, portanto, é necessário primeiro baixá-la no seu computador. Para fazer o download, clique aqui e selecione a versão correspondente ao seu sistema operacional.

Após o download, é essencial verificar o aplicativo para assegurar-se de que você está baixando a versão original e atualizada. Na página de download, você encontrará todas as instruções necessárias para verificar se o aplicativo está de acordo com a versão do seu computador.

Enfim, feito isso, você vai abrir o aplicativo e ele vai exibir uma tela perguntando se você quer acessá-lo de maneira offline ou online. O acesso offline é ideal para verificar endereços de carteiras, além de analisar e assinar transações e mensagens.

Introdução para instalação da Sparrow

Existem três maneiras de conectar a Sparrow à blockchain do Bitcoin, identificáveis pela cor: amarela, verde e azul.

Conexão da Sparrow com a blockchain do Bitcoin

Entretanto, ao conectar-se a um servidor público, você estará compartilhando suas chaves públicas. Isso não é recomendado para grandes quantidades; porém, para começar a usar a carteira, pode ser uma opção razoável.

  1. Depois de fazer todo esse processo inicial, você deverá configurar o servidor. Assim, depois de escolher o servidor, clique em “create new wallet“:
Seleção do servidor na Sparrow
  1. Insira um nome para sua primeira carteira Sparrow e clique em “new wallet”:
Insira um nome para a carteira
  1. Em seguida, será necessário selecionar a configuração de sua carteira:
Configuração da Sparrow Wallet

Para isso, as opções de configuração são: 

  • Tipo de política (Policy Type): Assinatura única (single signature) ou múltipla (multisig).
  • Tipo de script (Script Type): Que tipo de script Bitcoin será usado (Native Segwit, Nested Segwit, etc.).
  • Armazenamentos de chaves (keystores): Detalhes das chaves públicas e privadas que sua carteira conhece.

Para começar, podemos usar o modelo padrão, que é o que já está configurado, selecionando “new or imported software wallet” (caso já possua uma carteira de hardware ou deseje configurar uma carteira somente para visualização, basta escolher a opção correspondente).

  1. A seguir, você precisará selecionar o número de palavras que deseja para sua chave privada (12, 15, 18, 21 ou 24):
Palavras chaves presentes na sua seed
  1. Escolha o número desejado de palavras (em nosso exemplo, escolhemos 12 palavras), e as suas chaves serão exibidas:
Exemplo de seeds da Sparrow Wallet

Agora clique em “confirm backup” e, em seguida, digite novamente as suas palavras. Feito isso, clique em “Import Keystore“. 

  1. Posteriormente, clique em “Apply” e defina uma senha para a sua carteira:
Imagem da Keystore
  1. Feito tudo isso, sua carteira estará pronta para uso e será exibida dessa forma:
Informações da Sparrow Wallet, após as configurações

Como criar uma carteira mutisig na Sparrow?

Criar uma carteira multisig na Sparrow é um processo relativamente simples. Primeiro, clique em “file” e selecione “new wallet”, depois escolha um nome para sua carteira.

Logo após, clique em “create wallet” e aparecerá as configurações da sua carteira:

Configurações carteira multisig Sparrow

Ao selecionar “multi signature“, ao lado surgirá a opção para escolher a quantidade de assinaturas desejadas e, abaixo, as opções para adicionar carteiras, permitindo criar novas ou importar uma já existente.

Agora é só selecionar “native segwit” em Script Type e depois clicar em “Apply”. E pronto, sua carteira multisig estará criada!

Criando uma transação e selecionando sua UTXO

Para receber uma transação, é muito simples: basta clicar em “receive” na aba lateral esquerda e copiar seu endereço. No entanto, enviar pode requerer alguns passos adicionais.

Enviando uma transação pela Sparrow

  1. Vá para guia “send”, cole o endereço para o qual deseja enviar, e na caixa “label”, você pode inserir uma descrição para sua transação. Depois, insira o valor e ajuste a taxa em “fee”, se desejar:
Criando transação na Sparrow Wallet
  1. Ao clicar em “create transaction”, esta segunda tela irá aparecer:
Finalização da transação

Basicamente, esta tela contém um resumo da transação e, no menu lateral direito, você pode clicar em “detail” para conferir detalhes avançados sobre ela (recomendado para usuários mais técnicos).

Além disso, você vai ver que suas UTXOs foram selecionadas automaticamente. Assim, caso queira alterar as UTXOs utilizadas, é necessário configurá-las antes de finalizar a transação, na aba UTXOs:

Detalhes da UTXOs

Conclusão

Como vimos, a Sparrow possui uma série de recursos para que o usuário possa explorar ao máximo sua segurança e privacidade.

Apesar de ser completa e contar com funcionalidades que demandam um maior conhecimento técnico, é acessível até para iniciantes, que podem utilizá-la sem maiores dificuldades.

Além disso, é importante reconhecer que esse tipo de carteira pode não ser a preferência de todos, e você não precisa necessariamente usá-la, caso esteja chegando agora no universo do Bitcoin.

No entanto, é importante saber que existem carteiras projetadas para atender a uma importante demanda de usuários que prezam por segurança e privacidade. Também é importante lembrar que você deve sempre fazer o backup de suas chaves privadas.

Afinal, em carteiras que te dão soberania, como a Sparrow, todo cuidado é pouco, já que somos nós mesmos que somos responsáveis por todos os detalhes dos nossos BTCs e das nossas transações. 

Esperamos que você tenha gostado desse artigo.

Não deixe de compartilhá-lo (isso nos ajuda muito), até a próxima e opt out!

Compartilhe o artigo:
Escrito por
Imagem do Autor
Kaká Furlan

Kaká é publicitária, apaixonada por tecnologia e mão na massa full time. Já participou das principais conferências de bitcoin como Adopting, Surfin Bitcoin e Bitcoin Conference.

Inscreva-se na Newsletter
Acesse, em primeira mão, artigos, novidades e notícias sobre Bitcoin diretamente em seu email.