O ano de 2022 está chegando ao fim. Esse foi um ano cheio de reviravoltas no mercado e de muitas (muitas!) mudanças. Por aqui nós encerramos um ciclo bem importante com o UseCripto.

Foram 3 anos de muito estudo, de vivência dos backstages do mercado e muito proof of work pra chegarmos na conclusão que tava na hora de mudar de nome. E foi assim que em junho nós apresentamos nosso rebranding e posicionamento de marca: a Area Bitcoin.

Porém, muitos ainda estão confusos e não entenderam os motivos que nos levaram a deixar todo nosso histórico de UseCripto para trás, para construir um novo caminho bitcoin only.

Depois que você vê, é impossível desver

A melhor frase pra explicar esse momento é: depois que você vê é impossível desver. Foi isso que aconteceu com a gente no ano passado. Depois que a gente entendeu que “criptomoedas” na verdade é o sistema fiat com uma nova roupagem, ou seja, tudo aquilo que a gente queria distância desde o início, a gente percebeu que não dava mais pra seguir com “cripto” no nome.

Mas no início, lá em 2019, esse nome fazia sentido. Pelo menos pra nós na época fazia. Afinal, todo nosso projeto de educação começou pela usabilidade do bitcoin e das criptomoedas. A gente queria sair do sistema fiat, dar um opt out e não fazer mais parte de um sistema burocrático e manipulado. Pra nós, naquela época, isso significava usar bitcoin e criptomoedas no geral e foi assim que começamos a educar sobre o assunto.

Só que bitcoin sempre foi nosso guia master em fundamentos, sempre ensinamos que era o protocolo a ser estudado em primeiro lugar, mas até cogitávamos que outros projetos poderiam ser usados para descentralizar outras coisas. A gente observa que o mundo tá nesse ponto de vista agora, acreditando que outros protocolos são todos descentralizados e vão revolucionar tudo.

Entender a descentralização foi nosso ponto de virada

Então depois de estudar quase 9 mil horas, nós entendemos que a descentralização é um acontecimento único e irreplicável. Tudo o que não é bitcoin é centralizado em algum nível, só que pouca gente de fato entende o que isso significa e é nosso papel como educadoras compartilhar com você esse conhecimento sobre o mercado.

O que mudou completamente nossa visão foi estudar e perceber que as altcoins mais se parecem com empresas do que com protocolos descentralizados. Muitas são pré-minerados, tem CEO, equipe de marketing, fazem parcerias com outras empresas, patrocinam anúncios em rede sociais, mudam seu código ou mecanismo de consenso de cima pra baixo, dependem de datacenters pra rodar a maior parte dos nodes, tem um criador que fica dando pitaco o tempo todo e ainda muitos protocolos PoS tem a maior parte dos tokens na mão de Venture Capitals ou com as próprias Foundations.

Isso significa que todas as criptomoedas que não são bitcoin: ethereum, solana, polkadot, cardano e etc… TODAS têm alguma dessas características e isso expõe a centralização do poder de decisão.

Essa ficha demora a cair totalmente, mas quando ela cai não tem volta. Foi aí que começou uma crise de identidade com a nossa própria empresa, o Usecripto. Chegou um momento em que a gente não se identificava mais com o termo “cripto” que estava no nosso próprio nome.

Porque “cripto” além de ser o sistema fiat disfarçado, não é descentralizado como dizem. Como educadoras virou uma questão ética e de coerência. E a gente precisava deixar claro pros nossos seguidores e alunos qual é o nosso posicionamento no mercado.

Nós só conseguimos trabalhar com paixão no que acreditamos. Mudar representava continuar trabalhando empolgadas. Foi o caminho que escolhemos, por mais que não seja o mais óbvio ou fácil.

Essa mudança não foi uma decisão de uma hora pra outra. Na verdade desde meados de 2021 a gente já vinha debatendo sobre isso internamente e nosso conteúdo já vinha se direcionando pra bitcoin, que pra nós é o que de fato tem valor.

Bitcoin é um dinheiro imutável, descentralizado, anti inflacionário. Só isso já é revolucionar 10 mil anos da história da nossa civilização!

Bilhões de pessoas em todo o mundo não sofrem com a falta de tokens que dão X por cento ao ano. Bilhões de pessoas em todo o mundo sofrem com a falta de previsibilidade das políticas econômicas e com a falta de um dinheiro que não permite inflação monetária. É isso o que bitcoin entrega e que nenhuma altcoin faz.

As pessoas querem ganhar dinheiro em fiat mas esquecem que as fiats são grandes cubos de gelo derretendo. O sistema fiat tá quebrado há décadas, apoiado em bolhas de crédito e impressão de dinheiro. Bitcoin muda essa dinâmica e traz esperança de volta.

Sem contar que todas as aplicações já criadas em altcoins podem ser criadas em camadas adjacentes do bitcoin, já as altcoins não conseguem ter a descentralização que o bitcoin tem em camada base.

A gente já está vendo a evolução das camadas 2 do bitcoin, especialmente na rede lightning que triplicou em adoção nos últimos anos. É por isso que mudamos. Porque temos convicção que esse caminho direcionado ao bitcoin é o que transforma de verdade as pessoas. E transformando pessoas, transformamos patrimônios, carreiras, negócios e o mundo.

Inclusive esses tempos perguntamos para o Jimmy Song porque ser bitcoin only e veja só o que ele respondeu:

@areabitcoin

Verdades que muita gente faz questão de não entender… Entrevista com Jimmy Song durante a SatsConf

♬ som original – Area Bitcoin

Como chegamos ao nome Area Bitcoin?

Não foi fácil trocar de nome, foi um processo de meses de desapego. E também não foi fácil achar um novo nome, hs! Depois de algumas reuniões e uma lista extensa de ideias com mais de 100 nomes nada empolgantes, a gente resolveu listar o que buscávamos:

  1. Tinha que ficar claro que somos bitcoin only
  2. Tinha que ser um nome curto
  3. Não poderia ser parecido com nenhum outro projeto existente (no mundo)
  4. Tinha que dar pra falar/entender em português e inglês (acho que esse foi o item mais difícil de dar check)

Area Bitcoin foi o único nome que se encaixou em todos os requisitos. Estava escolhido. Obs: e é assim mesmo, sem acento e com muita licença poética 😉

Area Bitcoin Banner

O nosso logo é essa escada, ela representa o aprendizado contínuo onde cada degrau é um nível de conhecimento que você vai adquirindo até chegar ao seu Opt Out, que é o momento em que você deixa pra trás o sistema tradicional arcaico para viver no padrão bitcoin.

E assim já se foram seis meses de Area Bitcoin, educando e acelerando a soberania de milhares de pessoas nas redes, nos nossos cursos e em palestras aqui no Brasil e mundo afora.

Durante todos esses 4 anos de estrada não paramos de construir um segundo sequer e não vamos parar tão cedo. Inclusive, se você ainda não conhece a nossa aceleradora de soberania, clique aqui e confira.

Quer entender mais sobre porque viramos uma escola bitcoin only? Assista nesse vídeo:

Compartilhe o artigo:
Escrito por
Imagem do Autor
Kaká Furlan

Kaká é publicitária, apaixonada por tecnologia e mão na massa full time. Já participou das principais conferências de bitcoin como Adopting, Surfin Bitcoin e Bitcoin Conference.

Inscreva-se na Newsletter
Acesse, em primeira mão, artigos, novidades e notícias sobre Bitcoin diretamente em seu email.