E aí bitcoiner, tudo bem?

Junho começa com mares agitados no mercado cripto. Está acontecendo o que você, que nos acompanha, já sabe há bastante tempo: captura regulatória.

A SEC, comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos, já deixou claro que bitcoin é commodity e que as demais criptomoedas são securities, ou seja, são empresas disfarçadas de protocolos descentralizados.

E talvez você esteja se perguntando: ué, mas a galera da Area Bitcoin é a favor da regulação? Não é isso. Nós somos a favor da verdade. Se protocolos se dizem descentralizados isso é uma fraude, uma mentira, e uma hora  ia vir a à tona.

Bora então entender o que tá rolando!


💣 SEC fecha o cerco com a Binance US

Em um documento publicado essa semana, a SEC anunciou 13 processos contra a exchange BINANCE. As acusações são de vender valores mobiliários não registrados, misturar o dinheiro da exchange com o de clientes, aumentar artificialmente os volumes de negociação para manipular mercado (wash trading) e oferecer staking como um serviço.

O que mais chama atenção nessa acusação é que algumas criptomoedas como BNB, BUSD, SOL, MATIC, FIL, ATOM, SAND, MANA, ALGO, AXS e COTI foram consideradas securities, ações de empresas.

Processo da SEC em relação a Binance

Muita gente diz que o problema é a SEC querendo sufocar a inovação, mas na verdade a SEC só consegue sufocar o que é possível sufocar. Protocolos que se dizem descentralizados mas que na prática não são, começarão a ser expostos. No fim das contas, se tem CEO, roadmap, hardforks frequentes e venture capital drenando tokens para insiders é uma empresa e não um protocolo descentralizado.

Além disso, a SEC pediu o congelamento dos ativos da Binance US alegando querer proteger o dinheiro dos clientes. O CZ, CEO da Binance, foi convocado a depor no tribunal sobre o caso e tem até 21 dias para fazer isso.

Segundo a Binance, eles vão se defender vigorosamente. Vamos acompanhar.


🧨 Sobrou até pra Coinbase

Um dia depois de anunciar os processos contra a Binance, a SEC também anunciou processo contra Coinbase acusando de violar as leis de valores mobiliários por atuar como uma bolsa de valores, listar securities não reguladas e por oferecer serviço de staking irregular.

Segundo a SEC, desde 2019, a Coinbase faturou bilhões de dólares ilegalmente, facilitando a compra e venda de títulos de ativos criptográficos às custas dos seus clientes.

Na lista da Coinbase ETH também entrou como um dos tokens listados como security irregular através do serviço de staking da Coinbase.

SEF processa Coinbase

O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, escreveu no seu twitter na terça-feira que a empresa tem orgulho de representar a indústria no tribunal para trazer clareza sobre as regras em relação a cripto. Mas ele também observou que a SEC chancelou os negócios da plataforma quando permitiu que a Coinbase fizesse IPO em 2021. Argumento que vem sendo repetido como um mantra por todos que defendem a Coinbase e Binance, reclamando que quando as plataformas buscaram ser reguladas a SEC não permitiu adequação com as regras.

“ Não há caminho para ‘ entrar e registrar ’ — tentamos repetidamente. ” ele escreveu.

Essa história da SEC com as duas maiores exchanges do mundo faz parte da operação chockepoint 2.0, em que o governo americano está partindo pra cima de exchange, bancos e serviços relacionados a criptomoedas. Nada que não tivesse sido previsto e avisado por bitcoiners anos atrás.

Afinal tudo o que pode ser centralizado será.

São nesses momentos que fica claro como a descentralização do Bitcoin resulta em resistência à censura e à captura regulatória.


🤩 Vem aí a Satsconf 2023!

Satsconf

Agora chega de falar de shitcoin, né? Bora falar de coisa boa! Essa semana a Satsconf, maior evento de bitcoin do Brasil, anunciou as datas da edição desse ano. Vão ser vários dias de programação e imersão bitcoiner em São Paulo, então se liga pra não perder:

2 e 3 de novembro: vai rolar o Satshack, que é um hackathon voltado pra galera dev.

4 de novembro: é o dia da conferência com mais de 40 palestrantes nacionais e internacionais, experiência de pagamento com lightning em todo evento, área vip, área de aimentação, área de exposição com marcas bitcoiners e muito mais.

5 de novembro: acontece a Satsparty, que é uma festa num local ainda secreto, que vai reunir palestrantes, executivos de marcas, jornalistas e influencers. E vai ter até open food e open bar!

Carol Souza palestrando

A gente vai participar tanto como palestrantes, como também estaremos na Satsparty pra brindar pessoalmente com quem estiver por lá. Bora se encontrar?

Vou deixar aqui um cupom pra você garantir o seu ingresso normal (que dá acesso a conferência) ou ingresso VIB (que dá acesso a conferência + Satsparty), com 10% de desconto: AREABITCOIN10

Quem pagar em bitcoin tem um descontão de 21%. Os ingressos estão em 1º lote, então corre pra garantir o seu com o menor preço disponível:



📺 Vídeo imperdível no canal

Passou Paulo Lopes já pode fazer contagem regressiva pro halving! 😂 (Se vc conhece essa piada infame, por favor responda a esse email). Todas as expectativas já estão apontadas para abril de 2024, quando deve acontecer o próximo corte na emissão de novos bitcoin no mercado, causando um choque de oferta.

Mas afinal, o que é isso? Por que existe? O que aconteceu nos últimos halvings? Quantos vão existir? Pra onde o preço do bitcoin pode ir? Esse vídeo é um guia completo e atualizado pra você entender o halving e se preparar para o próximo.

Vem assistir! 👇


Compartilhe o artigo:
Escrito por
Imagem do Autor
Kaká Furlan

Kaká é publicitária, apaixonada por tecnologia e mão na massa full time. Já participou das principais conferências de bitcoin como Adopting, Surfin Bitcoin e Bitcoin Conference.

Inscreva-se na Newsletter
Acesse, em primeira mão, artigos, novidades e notícias sobre Bitcoin diretamente em seu email.