O Bitcoin e a Lightning Network estão ganhando terreno rapidamente. Assim como no início da internet, talvez estejamos presenciando o surgimento de um novo capítulo na forma como a humanidade gerencia valor e informação. Essa fase inicial demanda dedicação e inovação para revelar o potencial completo destas novas tecnologias.

É nesse momento que surgem novas ferramentas que unem o poder de uma moeda digital descentralizada com o consumo de conteúdo na internet. Neste artigo, você vai conhecer mais sobre a Alby Wallet, uma carteira lightning que promete revolucionar as interações online.

Mas antes, vamos relembrar o que é a rede Lightning e qual a sua importância.

A Importância da Lightning Network

A Lightning Network é um protocolo de código aberto, assim como o próprio Bitcoin. No entanto, enquanto o Bitcoin é uma moeda digital que pode ser utilizada, a Lightning Network é uma ferramenta para aprimorar o uso dessa moeda.

Mas, o que é interessante na Lightning?

Bom, ela possui taxas de transação extremamente baixas, permite realizar pequenos pagamentos instantâneos em todo o mundo e é capaz de lidar com numerosas transações simultaneamente. Além disso, já está obtendo sucesso ao auxiliar na popularização do Bitcoin em vários lugares.

Além disso, o melhor de tudo é que ela simplifica e agiliza o uso do Bitcoin, mantendo um alto nível de segurança.

Dentro da Lightning, existem os chamados “canais de pagamento“, os quais são fundamentais para o seu funcionamento eficaz. Com isso, os desenvolvedores podem criar aplicativos incríveis que nos possibilitam efetuar pagamentos rápidos, proteger nossa privacidade e garantir a segurança do nosso dinheiro.

O que é ALBY?

A Alby é um projeto de código aberto que atua como uma extensão para navegadores e uma carteira destinada a interagir com o Bitcoin, o Nostr e a Lightning Network. Através da Alby, é possível realizar pagamentos e integrar sua carteira lightning com websites e outras aplicações.

Com essa carteira, você pode gerar um endereço lightning, permitindo que qualquer pessoa lhe envie satoshis ao ler seus artigos no Medium, assistir seus vídeos no Youtube ou Vimeo, visitar seu blog, seguir você no Twitter e utilizar o Nostr.

Homepage do site da Alby

Usando a Alby no seu navegador

Como vimos, a Alby é uma carteira que possibilita o envio e o recebimento de pagamentos em lightning de maneira simples por meio do seu navegador.

As transações ocorrem de forma direta, sem intermediários, e são instantâneas entre as partes envolvidas.

Além disso, é importante destacar que a Alby é uma carteira custodial, embora também permita a conexão ao seu próprio node.

Portanto, a Alby pode ser utilizada para efetuar login de forma conveniente em sites que oferecem acesso simplificado via Lightning, além de permitir o acesso a aplicações na rede Lightning do Bitcoin.

O interessante é que essa carteira lightning não armazena quaisquer informações pessoais em servidores externos. Todos os dados permanecem no interior do seu navegador.

Imagem prática da Alby sendo utilizada no navegador

Utilizando a Alby em seu podcast

Com o surgimento do Podcasting 2.0, os produtores de podcasts agora têm a capacidade de serem compensados diretamente por sua audiência.

O termo Podcasting 2.0 refere-se a um conjunto de iniciativas destinadas a inovar a tecnologia do podcasting e descentralizá-la, retirando o domínio das grandes corporações tecnológicas.

Dentro deste novo padrão, encontra-se o modelo “Valor 4 Valor“, que possibilita que os podcasters recebam remunerações diretas de seus ouvintes em bitcoin, através da Lightning Network.

Os ouvintes têm a opção de realizar micropagamentos, seja por tempo de escuta ou em momentos específicos de um episódio, o que é chamado de “boost“.

Além disso, muitos aplicativos de podcasting estão implementando a capacidade de enviar mensagens curtas juntamente com um “boost”, conhecidas como “boostagram“.

O que é o modelo Value 4 Value?

O conceito de Value4Value baseia-se em um modelo no qual os consumidores optam por recompensar diretamente os criadores pelo seu trabalho, sem a necessidade de intermediários. Em vez de depender de publicidade ou afiliações para monetização, como é comum entre YouTubers e podcasters, esse modelo prioriza a relação direta entre o criador e o consumidor.

Portanto, ao eliminar intermediários focados no lucro, há um maior alinhamento com os interesses genuínos dos consumidores. Isso resulta em uma experiência online menos saturada e mais autêntica.

Usando Alby com Nostr

Com a Alby Wallet, você gerencia com segurança as chaves da sua conta Nostr e utiliza com segurança os clientes web que suportam Nostr. Suas chaves privadas são armazenadas exclusivamente no Alby e nunca são compartilhadas.

Portanto, os clientes Nostr apenas solicitam permissões para, por exemplo, assinar eventos.

Cada conta na Alby pode ter chaves Nostr individuais, o que possibilita a gestão de várias identidades Nostr.

Com uma conta em getAlby.com e um endereço lightning (por exemplo, você@getalby.com), você também tem a opção de configurar o seu identificador Nostr NIP05.

O que é NIP-05?

O NIP-05 é um método de verificação para a sua conta Nostr em todos os clientes, permitindo que seus amigos possam localizá-lo através desse endereço em vez da chave pública.

Vantagens de usar a Alby Wallet

Alby oferece a todos a capacidade de enviar e receber Bitcoin por meio da Lightning Network. Além disso, ela proporciona uma série de vantagens para os usuários, tais como:

Transações Simplificadas

A interação nativa com a Lightning Network na web agora é uma realidade, graças ao padrão WebLN adotado pela Alby.

Não há mais necessidade de pegar o smartphone para escanear códigos QR.

Além disso, os usuários podem estabelecer permissões para automatizar pagamentos.

Pagamentos Diretos a Criadores

Alby integra pagamentos em Bitcoin a plataformas web tradicionais, como sites próprios, Twitter, YouTube, entre outros.

Com a funcionalidade de gorjetas, é possível compensar diretamente os criadores de conteúdo ou prestadores de serviços em suas respectivas plataformas.

Acesso Sem Senhas

As senhas nem sempre são seguras. Elas podem ser fracas, reutilizadas ou até mesmo compartilhadas.

Assim, Alby oferece uma solução inovadora, permitindo que os usuários acessem sites compatíveis usando o Lightning para autenticação, eliminando a necessidade de senhas.

Flexibilidade com Carteiras

Alby permite que os usuários conectem suas próprias carteiras ou nós Lightning, mantendo-se fiéis às suas configurações de confiança.

Para aqueles que não possuem uma carteira própria ou preferem não conectá-la, ela também oferece uma opção de carteira de custódia integrada à extensão.

Embora seja recomendado optar por uma configuração sem custódia, agora a escolha está nas mãos do usuário.

A Alby é uma ferramenta fenomenal para os criadores de conteúdo, na qual está contribuindo para acelerar a adoção do bitcoin por meio da rede lightning.

Imagine que agora você pode ler um texto de uma pessoa na Bélgica e, se ela tiver a Alby com um endereço lightning disponível, você consegue enviar frações de bitcoin em um piscar de olhos para expressar gratidão pelo texto.

Isso era algo inimaginável com o arcaico sistema fiat.

Na prática! Passo a passo de como usar a Alby

O primeiro passo é visitar o site oficial em getalby.com e clicar em “Create Account”:

Site oficial Alby

Em seguida, você irá inserir o seu email e clicar em “Sign Up”:

Criando conta na Alby

Feito isso, você terá que confirmar o seu email, com o código que eles enviaram para você:

Confirme seu email e insira o código de login

Após confirmar o código, clique em “Log In” e… pronto! Sua carteira Alby está criada!

Carteira Alby

A seguir, eu recomendo instalar a extensão web da Alby para que você possa fazer login sem problemas e também utilizar os aplicativos Nostr.

Extensão da Alby para navegadores web

Após adicionar a extensão, você verá um pequeno ícone na sua lista de extensões. Você pode clicar duas vezes para obter mais algumas opções. Se você ainda não possui uma conta Nostr, também pode gerar uma nova conta facilmente aqui.

Criando conta Nostr pela Alby

Há também uma lista de outros aplicativos e programas no ecossistema Lightning.

Se você acessar as configurações da sua conta, poderá inserir suas chaves públicas e privadas Nostr para utilizar a sua carteira Alby como um serviço de login no Nostr Dapps.

Chaves públicas e privadas Nostr

Com essa configuração, agora você pode enviar e receber satoshis usando o Alby e também utilizar a função “zap” no Nostr para enviar satoshis.

Enviando sats no Twitter (X)

Para receber satoshis no Twitter, adicione o emoji de raio e o seu endereço lightning em algum lugar da sua biografia, para que o Alby possa identificá-lo.

Atualização da biografia do Twitter

Quando alguém tem o endereço lightning na biografia, o ícone da carteira Alby no seu navegador ficará azul. Ao clicar nele, será oferecida a opção de enviar alguns satoshis para essa pessoa com apenas alguns cliques.

Enviando satoshis através da Alby no Twitter (X)

Enviando sats em Nostr

O envio de satoshis através do protocolo Nostr é chamado de “zapping” e, com a configuração da carteira Alby, esse processo requer apenas 2 cliques, tornando-extremamente rápido e fácil.

Enviando Satoshis através do protocolo Nostr

No Snort, um aplicativo Nostr para desktop, você só precisa clicar no ícone do raio em uma postagem que lhe agrade para iniciar o envio de satoshis para aquela conta.

Ao clicar no ícone de “zap”, a Alby aparecerá solicitando que você confirme o pagamento.

Enviando sats no Youtube

Agora, vamos demonstrar como enviar via YouTube, Medium ou sites de pessoas que fizeram algo incrível e você deseja agradecer enviando satoshis.

Vou utilizar o nosso canal no YouTube como exemplo.

Primeiro, vou acessar a aba “SOBRE“, onde está nosso endereço LN para você ver.

Note que o ícone da Alby já está azul, o que indica que ela identificou um LN address neste canal.

Youtube da Area Bitcoin

Abaixo está o nosso LN address! É necessário colocar o emoji do raio antes do endereço para que o Alby reconheça o LN address.

No nosso caso, o LN address é emoji raio satsgo@getalby.com.

Descrição Youtube da Area Bitcoin

Ao abrir a extensão Alby no navegador, o nome do canal e o LN address para onde desejo enviar alguns Satoshis aparecem.

Assim, basta clicar em “Send Satoshis” ou “Enviar Satoshis” em português.

Extensão Alby no Youtube

Escolha a quantidade que deseja enviar digitando ou usando os botões de sugestão.

No exemplo abaixo, vou selecionar 100 satoshis e escrever uma mensagem como “Ótimos vídeos”.

Clique em “Confirmar” e pronto. Uma mensagem de agradecimento será exibida, confirmando o envio dos satoshis.

Envio de satoshis para o canal da Area Bitcoin, no Youtube

Os satoshis serão deduzidos da minha carteira e enviados para o endereço Lightning que estava na descrição do canal.

Simples, não é mesmo?

Conforme vimos neste artigo, a Alby oferece diversos recursos interessantes que vão além de uma carteira Lightning convencional.

Resumo dos recursos incríveis da Alby

  • Transações Instantâneas: Realize transações relâmpago diretamente em seu navegador, sem a necessidade de alternar janelas ou escanear códigos QR.
  • Integração com Carteiras: Embora a Alby funcione como uma carteira de custódia, ela permite a integração com sua carteira Bitcoin Lightning já existente.
  • Aceitação de Pagamentos: Com a Alby, aceite pagamentos em bitcoin através de diversas plataformas como seu site, Twitter, YouTube, Medium, WordPress e BitcoinTV.
  • Compra de Bitcoin: A Alby tem parceria com a Moonpay para a compra direta de bitcoin no aplicativo.
  • Gastos Controlados: Defina orçamentos específicos para diferentes sites, garantindo pagamentos contínuos sem a necessidade de inserir detalhes de pagamento repetidamente.
  • Acesso Seguro e Conveniente: Com a Alby, acesse sites e aplicativos que oferecem login via Lightning na Bitcoin Lightning Network sem precisar lembrar de usuários e senhas.
  • Transparência no Código: O código-fonte da Alby é aberto e acessível para revisão e auditoria por qualquer interessado.
  • Respeito à Privacidade: A extensão não inclui softwares de rastreamento, estatísticas ou análises invasivas.
  • Suporte ao Podcasting 2.0 (Valor4Value): Permita que os ouvintes de podcasts realizem micropagamentos em tempo real diretamente para as carteiras dos criadores de conteúdo usando a Alby enquanto escutam.

Conclusão

A Alby Wallet está desempenhando um papel crucial ao facilitar o uso do Bitcoin na internet, por meio da Lightning Network. Embora muitos reconheçam o Bitcoin como a moeda digital da era online, poucos compreendem a lacuna entre sua natureza como uma reserva de valor e sua aplicação prática online.

Essa desconexão destaca a importância da criação da Lightning Network e constitui a razão fundamental para a existência da Alby. O Bitcoin possui um design seguro e robusto, porém, em alguns cenários, sua utilização pode ser um tanto complexa. A Lightning Network se configura como um conjunto de soluções para superar essas barreiras, e a Alby está comprometida em desenvolver ferramentas que integrem o Bitcoin no dia a dia digital das pessoas.

Pense nisso como abrir portas para que todos possam adotar e usar o Bitcoin de forma simples e fluida.

Como resultado desses esforços, a Alby Wallet está se estabelecendo como uma entidade essencial no ecossistema, contribuindo para que o Bitcoin se torne algo acessível a todos na web.

Compartilhe o artigo:
Escrito por
Imagem do Autor
Area Bitcoin

A Area Bitcoin é uma escola de educação sobre bitcoin que tem como objetivo acelerar a soberania financeira e intelectual de todas as pessoas.

Inscreva-se na Newsletter
Acesse, em primeira mão, artigos, novidades e notícias sobre Bitcoin diretamente em seu email.