Você já se perguntou quais as 10 maiores dúvidas sobre investir em Bitcoin? Será que eu compro agora? Será que eu vendo? E se cair? E se subir e não der tempo de comprar? Essas dúvidas são comuns na cabeça de quem está pensando em investir em bitcoin.

Nesse artigo vou responder e eliminar cada uma dessas dúvidas pra que você possa investir em bitcoin de forma tranquila.

1. Ainda vale a pena comprar Bitcoin?

Sim, vale a pena. Bitcoin é um ativo jovem, tem apenas 14 anos e está recém no início do processo de amadurecimento como reserva de valor.

Enquanto os Bancos Centrais estão expandindo os seus balanços e imprimindo mais dinheiro sem lastro, o bitcoin a cada quatro anos passa por um evento chamado último halving e corta pela metade a emissão de novos bitcoins no mercado.

É por isso que ele serve de proteção contra política monetária expansionista que existe hoje. Bitcoin é dinheiro com emissão finita e valorização infinita, é uma moeda que não sofre inflação.

Somos os early adopters, aqueles que acreditam no potencial de valorização e compram primeiro. Por mais que bitcoin oscile de preço, comprar Bitcoin valeu a pena 98% do tempo até agora.

Early adopters do bitcoin - Area Bitcoin

2. Preciso comprar um bitcoin inteiro?

Pra algumas pessoas, comprar um bitcoin inteiro logo de cara pode ser um valor alto. Hoje, enquanto estou escrevendo esse artigo, o preço de um bitcoin está custando em torno de R$80.000. Se você não tem esse dinheiro todo mas quer muito ter os meus primeiros satoshis, você pode comprar pequenos pedaços de bitcoin e ir acumulando aos poucos.

Cada fração de Bitcoin se chama satoshi, que é a menor unidade de medida do bitcoin. É como se fosse um bolo, você não precisa comprar o bolo inteiro, você pode ir comprando as fatias. O bolo é o Bitcoin e as fatias são os satoshis.

3. Posso investir uma vez só ou posso investir todo o mês?

Você é livre para decidir a frequência com que vai investir em bitcoin e pode sempre comprar o quanto e quando quiser. Bitcoin não tem cotas, nem prazos de resgates, nem limites pré-aprovados.

Você pode (e deve) investir por conta própria, sem depender de bancos, gestores e nenhum outro tipo de terceiro.

4. Posso vender tudo o que tenho para comprar Bitcoin?

Por mais que bitcoin seja um ótimo ativo para o longo prazo, não é recomendado que você se desfaça do seu patrimônio para colocar em bitcoin. Bitcoin e qualquer outra criptomoeda são ativos de alto risco, que oscilam muito de preço. Se você nunca comprou o ideal é começar aos poucos para se acostumar com a volatilidade.

O ideal é você ter uma estratégia de aportes e manter uma consistência. Além disso, é importante que você tenha uma visão de longo prazo e aos poucos ir montando a sua carteira de investimentos diversificada.

É importante que você faça a sua própria pesquisa e não invista em algo só porque o vizinho, amigo ou parente disse que é bom. Isso serve para qualquer tipo de investimento! E compre de empresas seguras e conhecidas no mercado, assim você garante que não está caindo em furadas como pirâmides financeiras.

Se você quer investir em Bitcoin hoje e esperar valorização amanhã, pode tirar o seu cavalinho da chuva. Isso não vai acontecer! Bitcoin é investimento de longo prazo e ele pode oscilar bastante até atingir maiores valorizações.

5. Se bitcoin cair de preço, o que faço?

Se você comprou Bitcoin e ele caiu de preço, acalma o seu coração e foca no longo prazo. Bitcoin é uma coisa muito louca porque depois que a gente entende os fundamentos, passa a amar as quedas! É uma chance de comprar com desconto!

Para entender melhor o que fazer nas quedas do bitcoin, assista esse vídeo:

6. E se bitcoin valorizar, devo comprar ou vender?

Tudo depende das suas metas e da sua estratégia. Se você investiu em bitcoin esperando grandes valorizações com o tempo, você deve segurar por no mínimo 5 anos. Já se comprou quando bitcoin estava num preço mais barato e quer fazer uma venda parcial para realizar um lucro sabendo que pode perder os movimentos parabólicos do futuro, tudo bem.

Se você quiser aprender o que é e como funciona o bitcoin, além de saber montar a sua estratégia de aportes, recomendo que você conheça o Bitcoin Starter. Um curso completo para investidores que querem entender de verdade o mercado das criptomoedas e aproveitar as valorizações parabólicas do bitcoin.

7. Investir em Bitcoin é seguro?

A criptografia do Bitcoin é comprovadamente segura. Bitcoin é provavelmente o maior projeto de computação distribuída do mundo. Pequenos bugs computacionais aconteceram e já foram resolvidos, mas nunca houve nenhum hack que comprometesse a rede ou fundos dos usuários de Bitcoin.

As vulnerabilidades que aconteceram foram por erro do próprio usuário ou na custódia de intermediários, e não do Bitcoin em si. Inclusive Bitcoin é mais seguro que a maioria dos bancos que existe por aí.

8. E se a rede do Bitcoin parar de funcionar e o Bitcoin acabar?

A rede Bitcoin é composta por milhares de computadores ao redor do mundo que possuem cópias de tudo que já foi processado. Dito isso, é extremamente improvável alguém conseguir invadir, deletar, apagar todas as cópias que estão nesses computadores.

Inclusive existem diversas pesquisas criando formas de realizar as transações mesmo sem necessidade de luz ou internet.

9. O que significa FOMO e FUD?

Fomo significa Fear Of Missing Out e pode ser considerado o sentimento de ansiedade ou a ideia de que outras pessoas estão compartilhando uma experiência positiva ou única. É um sentimento de medo e ansiedade de que você possa estar perdendo um investimento ou oportunidade de negociação potencialmente lucrativa.

Os investidores de bitcoin podem sentir isso quando veem uma alta e eles ainda não compraram. A sensação FOMO é particularmente prevalente quando o bitcoin aumenta de valor significativamente em um período de tempo relativamente curto.

As vezes começam a pipocar notícias de que bitcoin vai subir, o que acaba levando a bitcoin subir, e você na ansiedade entra na hora errada, no último segundo do movimento de alta, levado pela euforia do mercado.

Já FUD é a sigla para a expressão “fear, uncertainty and doubt” (medo, incerteza e dúvida, em inglês), que sintetiza o sentimento de insegurança dos investidores de moedas digitais em momentos de volatilidade extrema nos preços. É quando o mercado tá baixista achando que vai cair, depois que a euforia passou.

10. Qual o valor do bitcoin?

Uma das coisas mais legais sobre o bitcoin é que ele não segue os parâmetros tradicionais de valuation, nem precisa seguir tudo isso! Bitcoin é valioso porque eleva pra outro nível o que a gente considera valioso ou não.

Bitcoin é o lastro e a garantia dele mesmo. O valor dele está em criar uma moeda com emissão limitada e uma rede de registros que não pode ser modificada, destruída, controlada ou corrompida por ninguém. E a maneira mais óbvia de usar um sistema como esse é para transferir valores, ou seja, como dinheiro.

Além de trazer novos conceitos de valor, o bitcoin também cumpre com as principais características que um dinheiro sólido precisa ter.

Por fim, deixo aqui pra você um vídeo com 3 motivos para você investir em bitcoin:

@areabitcoinE contando…

♬ som original – Area Bitcoin

Espero que eu tenha ajudado você com essas 10 dúvidas sobre investir em bitcoin e você pode conferir aulas e mais dos nossos conteúdos no nosso canal do youtube.

Até a próxima!
Kaká Furlan

Compartilhe o artigo:
Escrito por
Imagem do Autor
Kaká Furlan

Kaká é publicitária, apaixonada por tecnologia e mão na massa full time. Já participou das principais conferências de bitcoin como Adopting, Surfin Bitcoin e Bitcoin Conference.

Inscreva-se na Newsletter
Acesse, em primeira mão, artigos, novidades e notícias sobre Bitcoin diretamente em seu email.