A Lightning Network, solução de pagamento de camada 2 do bitcoin, está voando no quesito custo-benefício em comparação com as redes de pagamento tradicionais, como Visa e MasterCard.

Segundo a Glassnode, a taxa média de taxa da Lightning Network é de apenas 0,0029%, o que é mil vezes mais barato do que as taxas cobradas pelos processadores de pagamento convencionais. Isso pode ser o início do que já abordamos em outro artigo, sobre a lightning ser a tecnologia que pode acabar com essas grandes processadoras de pagamento globais como a Visa e a Mastercard.

Um outro dado interessante é que desde novembro de 2021 as taxas de transação na rede relâmpago vem diminuindo, provando que a lighnting vem cumprindo com o seu propósito de não ser apenas uma solução rápida, mas também barata para se utilizar.

taxas da rede lightning
Fonte: Glassnode

Uma das vantagens de comerciantes passarem a aceitar pagamentos via lightning em seus negócios é justamente deixar de perder cerca de 3% de receita com esses processadores de pagamentos.

Adoção vem crescendo

No último ano a capacidade da rede Lightning cresceu bastante. A rede hoje tem mais de 5.490 BTC em capacidade nos canais de pagamento, bem acima dos 3.350 BTC do o início de 2022, o que mostra que está havendo um crescimento na adoção, lembrando que um crescimento orgânico pois não há token envolvido.

Além disso, recentemente Brian Armstrong, CEO da Coinbase, a maior exchange dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo, comentou no twitter que pretende integrar lightning em breve na plataforma. Se a Coinbase integrar o Lightning, ela se junta a Kraken, Bitfinex, BitStamp e OKEx, que já usam a solução de camada 2 do bitcoin.

Tudo isso só prova como o Bitcoin está evoluindo e se tornando cada vez mais viável como uma ferramenta de pagamento global.

Compartilhe o artigo:
Escrito por
Imagem do Autor
Area Bitcoin

A Area Bitcoin é uma escola de educação sobre bitcoin que tem como objetivo acelerar a soberania financeira e intelectual de todas as pessoas.

Inscreva-se na Newsletter
Acesse, em primeira mão, artigos, novidades e notícias sobre Bitcoin diretamente em seu email.