O Bitcoin é um dos assuntos mais falados no mundo financeiro. Mas, tem muita gente que ainda fica com um pé atrás e tem medo de investir neste ativo, afinal muitas pessoas se perguntam, bitcoin é seguro?

Entretanto, esse sentimento pode fazer você não enxergar uma das maiores disrupções tecnológicas e perder uma grande oportunidade de construir riqueza geracional no longo prazo.

Mas, não se preocupe! Nós ajudaremos você a perder o medo de comprar bitcoin!

Confira abaixo uma lista com as principais características que vão te provar como bitcoin é seguro e fará com que você deixe seu medo de lado.

1. Tecnologia criptografada

A tecnologia utilizada no bitcoin é extremamente segura.

Bitcoin já foi e é atacado pelos melhores hackers do mundo, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, por mais de 12 anos. Logo, se seu código fosse falho, provavelmente alguém já teria conseguido derrubar a rede.

A criptografia do Bitcoin, as regras do protocolo, o alto grau de descentralização e de energia necessária para derrubar a rede tornam o Bitcoin quase que uma força da natureza, ele é imparável e evolui rápido.

Um ataque hacker precisaria invadir todos os computadores que possuem cópias da rede Bitcoin e destruí-las, o que é uma missão praticamente impossível.

2.  Descentralizado

Isso significa que você é quem manda no seu dinheiro.

Estamos acostumados a sempre ter um intermediário, como bancos e instituições, guardando as coisas para gente, dando “segurança” e ditando as regras. Mas, com isso, acabamos perdendo a nossa autonomia e liberdade para transacionar valores de forma livre e independente.

Com Bitcoin você é o gerente do seu próprio banco, um banco que fica sempre disponível na palma da sua mão, com tecnologia e segurança mais fortes que as de um banco suíço (que inclusive faliu recentemente).

3. Transparente

Bitcoin é uma tecnologia open source, ou seja, os códigos são abertos e as transações são transparentes.

Assim sendo, você pode verificar e rastrear cada transação que ocorre na Blockchain.

Lembre-se, você é banco, o fiscal e o auditor, portanto, você tem livre acesso a todas as informações, o tempo todo.

O que é open source?

No contexto do Bitcoin, a tecnologia open source refere-se ao fato de que o código-fonte do protocolo Bitcoin é aberto e disponível publicamente para qualquer pessoa examinar, modificar ou utilizar para criar projetos relacionados ao Bitcoin.

Isso permite que a comunidade global de desenvolvedores possa trabalhar em conjunto para melhorar o Bitcoin, corrigir bugs, adicionar recursos e criar novas tecnologias baseadas no protocolo.

Além disso, a natureza open source do Bitcoin ajuda a garantir sua segurança e confiabilidade, pois qualquer pessoa pode auditar o código e detectar possíveis vulnerabilidades.

4.  Incensurável

O Bitcoin é independente de governos ou instituições, o que faz com que não consigam impedir ou controlá-lo totalmente.

Assim, o que eles podem fazer é afetar as rampas de entrada e saída, ou seja, as empresas que possibilitam as negociações da moeda.

Entretanto, qualquer impacto negativo, como uma proibição, se acontecer, será de curto prazo, pois bitcoin é resistente à censura e não pode ser interrompido nem pelos governos.

Além disso, o ato da proibição tornaria o bitcoin ainda mais escasso, o que aumentaria tanto o seu preço quanto à sua demanda.

Veja que toda vez que um governo de algum país proibiu Bitcoin, o preço dele disparou naquele mesmo país. Isso já aconteceu na China, na Venezuela, na Arábia Saudita e na Índia.

Portanto, proibir Bitcoin é estimular ainda mais à sua adoção, por isso e outras, ele é considerado o ativo mais antifrágil que existe.

Entenda também o que é Nostr, um sistema totalmente resistente à censura.

5. Investimento

O bitcoin está cada vez mais sendo considerado um hedge, ou seja, um ativo de segurança contra o sistema financeiro tradicional.

Isso acontece porque ele não é afetado por decisões políticas, taxas de juros e indicadores comuns no mercado financeiro. Assim, a única lei econômica que o Bitcoin obedece é a lei da oferta e da procura e é por isso que ele tem grandes oscilações de preço.

Além disso, grandes empresas globais estão se adiantando e garantindo seu lugar no foguete do bitcoin.

Só nos últimos anos já vimos empresas, fundos, seguradoras e provedores de pagamentos, como Paypal, Visa e Square começando a oferecer acesso ao Bitcoin para seus milhões de clientes.

Além disso, investidores bilionários como Cathie Wood, Paul Tudor Jones e Ray Dalio declararam que aportam em Bitcoin.

Então, me diz, se esses grandões estão entrando no bitcoin, alguma coisa boa tem aí, não é mesmo?

Mas, e os riscos? É perigoso investir em algo tão novo e volátil?

O Bitcoin é considerado muito arriscado pelo mercado tradicional, mas a gente fica se perguntando…arriscado em relação ao quê?

Vamos aos fatos, Bitcoin está rodando há quase 14 anos sem parar, é a rede mais segura e a única que é realmente descentralizada. Além disso, é uma proteção contra a inflação e a desvalorização das moedas governamentais.

Bitcoin possui características totalmente distintas dos ativos tradicionais e essa é a sua fortaleza, ser diferente de tudo e ser mais resistente que todos.

Portanto, como bitcoin tem características econômicas únicas, a perspectiva de longo prazo é que ele siga se valorizando, mesmo com uma volatilidade absurda no curto prazo.

Assim, basta você ter disciplina de comprar bitcoin de forma constante, e paciência para aguardar os ciclos e acompanhar as subidas parabólicas.

Para se ter uma ideia, em média, nos últimos 10 anos, o bitcoin tem se valorizado 150% ao ano. Ou seja, uma valorização média muito acima de qualquer outro ativo do mercado tradicional.

Como o Bitcoin é seguro?

O Bitcoin é considerado seguro por vários motivos. Primeiro, como mencionado anteriormente, o Bitcoin é baseado em blockchain, que é um registro público e imutável. Isso significa que qualquer transação de Bitcoin é verificada e confirmada pela rede descentralizada de computadores, tornando-a resistente a fraudes e ataques cibernéticos.

Além disso, o Bitcoin é seguro porque é baseado em criptografia. Todas as transações de Bitcoin são criptografadas e protegidas por chaves privadas que só o proprietário da carteira de Bitcoin tem acesso. Isso torna muito difícil para hackers e criminosos acessarem e roubar Bitcoins.

Então, como posso investir com segurança?

Agora que você já sabe que bitcoin é seguro, é hora de entender como você pode dar os primeiros passos nesse incrível mundo.

Os investidores de Bitcoin podem proteger seus investimentos de várias maneiras.

Uma das maneiras mais comuns é manter seus Bitcoins em uma carteira fria, que é uma carteira de armazenamento offline que é menos vulnerável a ataques cibernéticos.

Além disso, os investidores podem usar autenticação de dois fatores em suas contas de troca de criptomoedas e carteiras de Bitcoin para aumentar a segurança.

Entretanto, uma recomendação importante é que você nunca deve comprar algo que não conhece.

Assim sendo, estude o Bitcoin antes de iniciar seus aportes, para que assim, você entenda o funcionamento do mercado, os fundamentos do bitcoin, onde é melhor comprar, onde é seguro guardar, como guardar bitcoin do jeito certo, e mais.

Se você precisar de ajuda e quiser assistir um conteúdo estruturado sobre o tema, te convido a conhecer o Bitcoin Starter, o treinamento mais completo e mais bem avaliado sobre bitcoin, que vai te transformar em um expert em bitcoin.

Ressaltamos isso porque começar a comprar bitcoin sem ter uma estratégia de aportes e sem organizar suas finanças é um grande erro, pois isso vai te deixar suscetível ao mercado.

Por exemplo: quando sair uma notícia boa, você vai comprar tudo na alta, bem quando o preço tá mais caro! E quando sair notícia ruim, você vai vender tudo na baixa, perdendo oportunidade de compra!

Não acredite em promessas de rendimento!

Além disso, outro detalhe que você precisa ter cuidado é com promessas de rendimento.

Assim, existe uma grande chance de ser uma pirâmide financeira, se vierem com o papo de:

  1. ganhe dinheiro sem sair de casa;
  2. dobre seus investimentos;
  3. retorno garantido em pouquíssimo tempo;
  4. tantos por cento ao mês garantido;
  5. ganhe dinheiro dormindo;
  6. lucro fixo contratual;
  7. contrato de locação de ativos com pagamento de rentabilidades mensais;

Portanto, quando a gente fala de bitcoin, estamos falando de um mercado que é extremamente volátil e não existe garantia de retorno fixo mensal.

Porém, infelizmente, existem muitos golpistas que se aproveitam da falta de conhecimento sobre o bitcoin e da ganância para aplicar golpes nos desavisados.

Esses golpistas acabam criando uma ideia falsa de que bitcoin é golpe, sendo que bitcoin é apenas a ferramenta, da mesma forma como já aplicaram golpes com pix, com boi gordo, com celular e com tantas outras tecnologias e animais.

No vídeo abaixo a gente te conta tudo sobre as maiores pirâmides financeiras que usaram o nome do bitcoin.

Concluindo, hoje existem diversas formas de você começar a investir em bitcoin, como através de exchanges.

Mas, nada adianta se você não souber o que está fazendo, por isso repito que estudar é tão importante.

Dessa forma você consegue ter maior clareza do que está fazendo e mantém maior e melhor convicção sobre o processo, evitando se perder durante o caminho rumo aos seus objetivos de soberania financeira.

Conclusão

Em resumo, a tecnologia blockchain e criptografia do Bitcoin garantem segurança e transparência, tornando-a uma opção atraente para investidores que buscam diversificar suas carteiras.

Embora todos os investimentos tenham riscos, os investidores podem reduzir esses riscos com medidas de segurança, como o uso de carteiras frias e autenticação de dois fatores.

Além disso, com o aumento da adoção global do Bitcoin, a criptomoeda pode oferecer excelentes oportunidades de investimento de longo prazo.

No entanto, é essencial fazer sua própria pesquisa, e estudar antes de investir em Bitcoin.

Compartilhe o artigo:
Escrito por
Imagem do Autor
Area Bitcoin

A Area Bitcoin é uma escola de educação sobre bitcoin que tem como objetivo acelerar a soberania financeira e intelectual de todas as pessoas.

Inscreva-se na Newsletter
Acesse, em primeira mão, artigos, novidades e notícias sobre Bitcoin diretamente em seu email.