Certamente, você já deve ter ouvido falar diversas vezes que o Bitcoin é uma rede descentralizada. Mas o que isso realmente significa? Quem controla essas redes se não há uma autoridade central?

A resposta reside nos nodes de Bitcoin e Lightning. Essas redes não têm um dono ou uma pessoa controlando tudo. Em vez disso, são sustentadas por uma rede global de pessoas ao redor do mundo que operam nodes, desempenhando um papel crucial na validação e no funcionamento dessas redes.

Vamos entender como os nodes de Bitcoin e Lightning tornam possível a descentralização e a segurança dessas redes?!

O que é descentralização?

A descentralização é a propriedade mais importante da rede bitcoin, pois é o que garante a capacidade da rede continuar resistente à censura, independente de intermediários e open source para que qualquer pessoa possa usar o código para construir outras ferramentas, o que acaba gerando ainda mais inovação.

Uma das coisas que mais contribui pra essa descentralização é a rede de nodes que compõe a infraestrutura do bitcoin, pois são os nodes que mantêm cópias do blockchain e compartilham dados de blocos e transações pela rede.

Os nodes funcionam tipo como guardiões, que ficam monitorando constantemente o blockchain do Bitcoin para distinguir transações legítimas das não legítimas.

Aproveite e leia: O mito da descentralização

Entenda os tipos de nodes de Bitcoin

Para compreender totalmente a infraestrutura do Bitcoin, é essencial mergulhar nos diferentes tipos de nodes que sustentam essa rede revolucionária.

Vamos explorar agora os principais tipos de nodes de Bitcoin e suas funções específicas, que desempenham um papel fundamental na operação e na segurança da criptomoeda mais popular do mundo.

Full Node (Fully Validating Node)

Um full node, ou nó completo, é responsável por validar blocos e transações que ocorrem na rede blockchain.

Esse tipo de nó atua como um servidor, o que significa que tem muitos dados, por isso pra rodar um full node é necessário equipamentos adequado (na sequência falarei sobre isso).

Então basicamente se você não está executando o seu próprio node para transmitir transações pra rede, você está dependendo de outra pessoa que tem um node e está fazendo isso por você.

Quando você executa seu próprio node, você não precisa depender de terceiros para verificar suas próprias transações.

Node Archive

Como o nome já diz, esse tipo de node possui uma cópia de todo o histórico do blockchain bitcoin. Esses nós são capazes de validar transações e blocos recebidos, bem como consultar dados de blocos e transações em todo o histórico do blockchain.

Light Node

Esse tipo de node também é conhecido como cliente de Verificação de Pagamento Simplificado (SPV) e permite que os usuários verifiquem se suas próprias transações foram incluídas em um bloco ou não, sem baixar a cópia completa do blockchain. Porém, não validam totalmente todos os blocos.

Os light nodes participam da rede como terminais de comunicação e por não precisar baixar a cópia do blockchain inteiro eles exigem bem menos download e capacidade de armazenamento do que os full nodes.

Nodes de mineração

E tem também os nodes de mineração, que produzem novos blocos, validam novas transações e resolvem o quebra-cabeça de hash da prova de trabalho.

Para se tornar um node de mineração é preciso um investimento a mais, pois esses nodes funcionam com um equipamento específico chamado Asic, que hoje gira em torno de 50 a 100 mil reais por máquina, sem contar a manutenção e o alto custo de energia elétrica aqui no Brasil.

Você pode ser um minerador de bitcoin? Sim, pode, porém você deve considerar o investimento a ser feito e a relação custo x retorno.

Todos esse sistema de nodes está interligado e opera simultaneamente:

Full Node, Light Nodes, Mining Nodes (todos conectados)

Rodar full nodes de Bitcoin gera remuneração?

Os nodes de mineração recebem recompensa em bitcoin por criarem os blocos, já executar um full node de bitcoin não traz nenhuma recompensa em moeda, mas é considerado algo importante pro fortalecimento.

Além disso, rodar seu próprio full node tem alguns benefícios:

  • Acesso direto aos dados das transações: você pode acessar informações atualizadas sobre suas transações de Bitcoin diretamente no blockchain do Bitcoin.
  • Fortalecimento da rede: você pode aplicar as regras de consenso do Bitcoin e ter autoridade para rejeitar uma transação que viole as regras. Além disso, quanto mais cópias da blockchain Bitcoin existir, mais resistente será a rede.
  • Conhecimento proprietário: você pode monitorar grandes transações que podem movimentar o mercado.
  • Privacidade: fora dos nodes, as transações de Bitcoin são processadas por meio de terceiros. Se você é daquelas pessoas preocupadas com a própria privacidade, você deve executar seu próprio full node de Bitcoin pra tirar o máximo proveito do sistema de privacidade da rede.
  • Poder de escolha: no caso de rolar um hard fork, os full nodes de Bitcoin têm a opção de escolher em qual cadeia se  juntar.

Quantos nodes de bitcoin existem hoje?

É difícil dizer exatamente quantos nodes de Bitcoin e Lightning estão em funcionamento no mundo porque além dos nodes públicos, existem vários outros que são invisíveis, chamados de nodes não receptíveis. Esses nodes operam por trás de um firewall, por meio de protocolos como o Tor, ou simplesmente porque eles foram configurados para não receber conexões.

Segundo o site Bitnodes, hoje existem ao total mais de 14 mil nodes no mundo, sendo que a maior parte está ativa nos Estamos Unidos, Alemanha e França. Aqui no Brasil o site contabiliza 69 nodes ativos.

Bitnodes - Rastreamento de quantos nodes de Bitcoin e Lightning existem

Quer entender mais sobre node de bitcoin e lightning e porque você deveria ter o seu? Assista esse vídeo:

Como ter o seu próprio node de bitcoin

Ficou afim de rodar um full node aí na sua casa? Você pode fazer isso sim!Qualquer pessoa pode rodar um full node do bitcoin. Hoje existem soluções que deixam tudo muito fácil como Casa Node, Umbrel e MyNode.

Dá pra usar diferentes implementações de software pra rodar um full node, mas a forma mais conhecida e usada é o Bitcoin Core.

Os requisitos mínimos para rodar um full node de Bitcoin Core são:

  • PC ou notebook com a versão mais recente do Windows, Mac ou Linux.
  • Espaço livre de 600GB no HD
  • 4GB de memória RAM
  • Conexão de internet de alta velocidade
  • Um full node deve estar ativo por pelo menos 6 horas todos os dias. É melhor ainda se deixá-lo rodando continuamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Você pode executar um full node em um Raspberry PI 4, que é um minicomputador.

Eu comprei todos os equipamentos para rodar um full node no Mercado Livre e gastei em torno de dois mil reais pra isso.

Vou deixar os links aqui pra você olhar quais os itens que eu comprei:

equipamentos para rodar um full node
Um exemplo de equipamentos para rodar um full node

Você pode assistir todo o meu processo de montagem do node clicando aqui.

Os full nodes são essenciais pra garantir que o Bitcoin faça o que Satoshi pretendia, funcionando como um sistema peer to peer, descentralizado.

Como você viu, não existem recompensas financeiras ao executar um full node, mas, é uma ótima maneira de melhorar o seu conhecimento de como o Bitcoin funciona, se envolver com a rede, ajudar a apoiar e desenvolver um sistema financeiro inclusivo, sem fronteiras ou restrições que podem dar às pessoas um novo tipo de liberdade financeira.

Bora rodar o próprio full node? Nesse vídeo a Carol te ensina a rodar um node Raspiblitz:


Continue aqui…

Se você curte esse assunto e quer aprender ainda mais sobre o bitcoin e rede lightning, quero te convidar pra fazer parte do nosso grupo de soberanos. É assim que chamamos nossos alunos que passaram pela explosão mental do Bitcoin Starter e viraram a chave do mundo fiat para o bitcoin.

Nós criamos o Bitcoin Starter como um passo a passo para te ajudar a colocar em prática um plano de investimento em bitcoin de longo prazo para você atingir sua soberania financeira de forma firme e consistente.

➡️ + de 100 aulas teóricas e práticas
➡️ Nosso método de investimento Carteira Parabólica
➡️ Raio X das altcoins mostrando a realidade por trás dos “projetos promissores”
➡️ Grupo fechado para dúvidas e troca de ideias no Telegram
➡️ Suporte direto do nosso time por email
➡️ Aulas mensais ao vivo com a gente pelo Zoom

São nossos 4 anos de estudo e vivência de mercado condensados em 30h de aulas onde compartilhamos tudo o que sabemos pra que você possa investir com segurança no bitcoin para aproveitar as valorizações dos próximos ciclos.

Abraços e opt out!

Compartilhe o artigo:
Escrito por
Imagem do Autor
Area Bitcoin

A Area Bitcoin é uma escola de educação sobre bitcoin que tem como objetivo acelerar a soberania financeira e intelectual de todas as pessoas.

Inscreva-se na Newsletter
Acesse, em primeira mão, artigos, novidades e notícias sobre Bitcoin diretamente em seu email.