Ontem foi anunciado que a Rollkit irá apoiar as primeiras estruturas de rollups soberanos no Bitcoin ou Sovereign Rollups.

Gif

Mas que raios isso significa?!

Significa que outros protocolos poderão se integrar ao bitcoin se apoiando na sua segurança e imutabilidade de dados enquanto rodam novas funcionalidades em camadas adjacentes. Com a nova integração, será possível executar EVM no Bitcoin com um rollup soberano do Rollkit, criar contratos inteligentes e aplicações antes disponíveis apenas em outros protocolos.

Essa nova funcionalidade foi possível por causa da atualização Taproot do Bitcoin e ao inicio do uso de espaço em bloco para inscrições feito pelos Ordinals para publicação de dados arbitrários na blockhain.

Antes da introdução do Taproot os dados que podiam ser inscritos em uma única transação eram limitados a 80 bytes. A atualização Taproot aumentou a quantidade de dados que uma transação poderia inscrever, de 80 bytes para o valor de um bloco completo de dados (em torno de 4 MB). Em resumo, ficou mais fácil postar grandes quantidades de dados na blockchain Bitcoin.

Agora que existem milhares de inscrições no Bitcoin, ficou claro que as rollups e um ecossistema de dapps no Bitcoin podem se tornar realidade. Ainda mais que essas inscrições em bitcoin hoje são cerca de 7x mais baratas que em Ethereum.

Como Funciona o Rollkit e as Rollups Soberanas?

O Rollkit é uma estrutura modular para rollups, onde os desenvolvedores podem conectar camadas de execução personalizadas e camadas de dados.

As Rollups Soberanas gerenciam sua própria execução e liquidação enquanto descarregam o consenso e dados para o Bitcoin.

Rollkit
Fonte: Rollkit

As rollups funcionam inserindo informações da blockchain rollup como inscrições em transações taproot. Dessa forma, o rollkit funciona através de duas funções: uma para enviar blocos cumulativos e outra para recuperá-los.

Rollkit e Bitcoin
Fonte: Rollkit

O pacote bitcoin-da possibilita que qualquer projeto escreva e leia dados na blockchain Bitcoin, através de inscrições taproot.

A grande diferença dessas Rollups Soberanas para sidechains ou validity rollups é que elas podem ter seu próprio ambiente de execução com suporte à lógica personalizada, ao mesmo tempo em que possuem disponibilidade de dados de nível bitcoin e resistência a gastos duplos sem a necessidade de ter uma trustless bridge.

Light.btc twitter
Light.btc twitter

EVM agora disponível no Bitcoin

O Rollkit suporta camadas de execução personalizadas, como a EVM de Ethereum, CosmWasm ou Cosmos SDK. Para testar a integração, o Rollkit usou o Ethermint como um rollup soberano em uma rede local de testes Bitcoin.

Abaixo eles compartilharam um vídeo com a demonstração.

Altcoins no Bitcoin?

A integração de rollups no Bitcoin é uma implementação inicial de pesquisa e ainda não está pronta.

Falamos sobre a possibilidade de criação de altcoins em sidechains ou camadas adjacentes do Bitcoin e os efeitos disso nesse vídeo:

Rollups… afinal, isso é bom pro Bitcoin?
Quais os riscos?

Para o Bitcoin não muda nada, ele segue o seu próprio mecanismo de consenso independente de outras redes. O lado positivo é que essas integrações têm o potencial de aumentar a competição por espaço no bloco bitcoin, concretizando a expectativa de que, com o passar dos halvings e o aumento da demanda por espaço no bloco, as taxas da rede substituam a recompensa por bloco fornecida aos mineradores.

Por outro lado, traz todo o lado especulativo das altcoins. Podem surgir tokens em camadas 2 apoiados em promessas de inovação deslumbrantes, mas com as velhas pitadas de centralização. Afinal essas blockchains paralelas são criadas a partir de transações multisigs e alguém (ou “alguéns”)  terão a posse dessas chaves. Serão espécies de blockchains federadas. Isso acaba totalmente com a palavra “soberana” das rollups soberanas.

Bom, aparentemente não será fácil pros bitcoiners mais conservadores se manterem longe da especulação agora que altcoins podem se integrar em camadas laterais do BTC. Se a partir do bitcoin todo um mercado de ativos digitais surgiu, será que pra ele esse mercado irá retornar?

No fim das contas será que outras L1 sempre foram testes que seriam integradas mais cedo ou mais tarde ao Bitcoin?

um meme sobre alt coin e bitcoin

Só o tempo dirá. Aguardando os próximos capítulos…


Continue aqui…

Se você curte esse assunto e quer aprender ainda mais sobre o bitcoin, quero te convidar pra fazer parte do nosso grupo de soberanos. É assim que chamamos nossos alunos que passaram pela explosão mental do Bitcoin Starter e viraram a chave do mundo fiat para o bitcoin.

Nós criamos o Bitcoin Starter como um passo a passo para te ajudar a colocar em prática um plano de investimento em bitcoin de longo prazo para você atingir sua soberania financeira de forma firme e consistente.

➡️ + de 100 aulas teóricas e práticas
➡️ Nosso método de investimento Carteira Parabólica
➡️ Raio X das altcoins mostrando a realidade por trás dos “projetos promissores”
➡️ Grupo fechado para dúvidas e troca de ideias no Telegram
➡️ Suporte direto do nosso time por email
➡️ Aulas mensais ao vivo com a gente pelo Zoom

São nossos 4 anos de estudo sobre bitcoin e vivência de mercado condensados em 30h de aulas onde compartilhamos tudo o que sabemos pra que você possa investir com segurança no bitcoin para aproveitar as valorizações dos próximos ciclos.

Compartilhe o artigo:
Escrito por
Imagem do Autor
Carol Souza

Carol é uma das principais educadoras de Bitcoin no Brasil. Ela participou de seminários para desenvolvedores de Bitcoin e Lightning da Chaincode (NY) e é palestrante em conferências sobre Bitcoin ao redor do mundo.

Inscreva-se na Newsletter
Acesse, em primeira mão, artigos, novidades e notícias sobre Bitcoin diretamente em seu email.