Você sabia que é possível alterar uma taxa de transação de Bitcoin para que ela seja processada mais rapidamente pelos mineradores? O Replace-By-Fee é um recurso bem interessante, mas poucas pessoas o conhecem e sabem como utilizá-lo.

Portanto, nesse artigo você vai aprender o que é Replace-By-Fee, como este recurso funciona e como usá-lo.

Vem comigo!

Como funcionam as transações de Bitcoin?

Para entender o que é o Replace-by-Fee, é necessário, primeiro, compreender como as transações no Bitcoin são processadas.

Assim, quando você envia Bitcoin para alguém, a transação é transmitida para a rede e incluída na mempool — a sala de espera para as transações não confirmadas.

Após, os mineradores selecionam transações desse pool para incluir em um novo bloco, o qual é então adicionado à blockchain.

No entanto, na blockchain do Bitcoin, o espaço disponível em cada bloco é limitado, o que significa que transações que oferecem taxas mais elevadas recebem prioridade para serem incluídas no bloco.

Portanto, a prioridade de inclusão de uma transação em um bloco é, em grande parte, determinada pela taxa de transação que o usuário está disposto a pagar. Ou seja, a posição na fila de prioridade depende do valor pago pela taxa.

Dessa forma:

  • Transações com taxas mais altas são incluídas mais rapidamente em um bloco, pois oferecem um incentivo financeiro maior para os mineradores.
  • Enquanto isso, as transações com taxas mais baixas ficam para trás na fila, aguardando serem selecionadas por um minerador e incluídas em um bloco.

Você pode conferir o preço das taxas de transação em tempo real neste site da Mempool.Space. Nele, você pode ver a taxa sem prioridade, a prioridade baixa, média e também quanto será a taxa para prioridade alta.

Taxas de transação de Bitcoin na Mempool.Space

Como era antes do RBF?

Antes do Replace-by-Fee, se uma transação fosse enviada com uma taxa muito baixa, o remetente tinha poucas opções para resolver a situação.

Neste caso, a transação poderia ficar presa no mempool por dias, semanas ou até meses, até que as taxas de transação na rede diminuíssem ou até que algum minerador decidisse processá-la por aquele valor de taxa mais baixo.

Como exemplo, em dezembro de 2017, houve um pico enorme de transações na rede Bitcoin, e as taxas de transação ficaram bastante elevadas. Nesta época, quem pagou menos de 20 dólares teve suas transações retidas na mempool.

Gráfico do pico de transações do Bitcoin em 2017

Mas, não se preocupe, pois o Replace-By-Fee resolve justamente isso!

O RBF oferece aos usuários a possibilidade de substituir uma taxa baixa por uma mais alta, permitindo assim que algum minerador selecione sua transação e a processe em um bloco mais rapidamente.

Bora entender o que é esse tal de RBF?

O que é o Replace-by-fee (RBF)?

O Replace-by-fee, ou RBF, é um recurso do Bitcoin que permite que você aumente a taxa de uma transação, mesmo depois que ela é feita, com o intuito de acelerar sua confirmação na mempool.

Assim, o RBF é um recurso de substituição de taxa que foi proposto na BIP 125 e implementada como uma funcionalidade no protocolo Bitcoin com a versão 0.12.0 do Bitcoin Core, disponibilizada em fevereiro de 2016. 

De forma prática, o Replace-by-fee permite ao usuário substituir a taxa da transação anterior por uma com valor maior, para que a transação seja selecionada mais rápido por um minerador, processada e incluída em um bloco na blockchain. 

No entanto, vale ressaltar que só é possível realizar esse processo quando a transação ainda não foi confirmada, ou seja, quando ela ainda está na mempool e não foi inserida em um bloco.

Como funciona o Replace-by-fee?

Pode parecer complicado à primeira vista, mas, na verdade, o processo é bem simples:

  1. Imagine que você estabeleça a taxa de sua transação em 15 satoshis por byte, que é a menor taxa possível para uma transação no momento — conforme aparece na imagem abaixo, de um print feito no momento em que estou escrevendo este artigo.
  2. Você envia sua transação para o blockchain do Bitcoin e espera. O tempo passa: 1h, 2h, 4h, e… nada acontece.
  3. O destinatário ainda não recebeu nenhuma confirmação para essa transação. Você se encontra com 0 confirmações.

Diante da necessidade de acelerar o processo, você decide enviar uma nova transação, utilizando o mecanismo de Replace-by-fee.

O que acontece, na verdade, é a substituição de uma transação por outra. Portanto, não é apenas a taxa que muda; uma nova transação é transmitida pela rede com uma taxa maior.

Desse modo, é sinalizado na transação que a primeira deve ser descartada e a nova deverá ser priorizada.

Logo, assim que os mineradores processarem essa nova transação, eles receberão a taxa mais alta configurada por você no RBF, além da taxa da sua transação original, que era mais baixa.

Dessa maneira, sua transação se torna mais atraente no competitivo mercado por espaço em bloco.

Agora clareou como o Replace-by-fee funciona?

Esse recurso é ideal para quem percebe que sua transação vai demorar muito e deseja que ela seja realizada com mais rapidez. 

Portanto, quando uma transação é realizada com Replace-by-fee ela aparece sinalizada na mempool. A imagem abaixo mostra a taxa anterior e a taxa após o uso do Replace-by-Fee:

RBF na Mempool

Quais carteiras suportam o RBF?

A adoção do Replace by Fee pode variar entre as diversas carteiras e serviços no ecossistema Bitcoin. Enquanto o Bitcoin Core suporta o RBF, nem todas as carteiras ou serviços podem disponibilizar essa funcionalidade. 

Além disso, nem sempre o recurso já está ativado na carteira, sendo necessário ativá-lo manualmente.

Enfim, aqui está uma lista com algumas carteiras que suportam o Replace-by-fee:

  • Bitcoin Core;
  • Blockstream Green;
  • Electrum;
  • Carteira Samourai (Android);
  • Blue Wallet;
  • Specter Wallet;
  • Carteira Sparrow;
  • Peach;
  • Nunchuk;
  • Trezor.

Bitcoin Core

O Bitcoin Core oferece suporte ao RBF, inclusive na sua interface gráfica de usuário (GUI).

Quando uma transação não confirmada é realizada, os usuários têm a opção de selecionar “Aumentar taxa de transação”, facilitando a priorização da transação na rede.

Blockstream Green

A Blockstream Green inclui suporte integrado ao RBF, permitindo aos usuários ajustar facilmente as taxas de transações pendentes para garantir um processamento mais rápido.

Recurso de Replace-by-fee na Green Wallet

Electrum

O Electrum permite aos usuários clicar com o botão direito na transação e escolher aumentar a taxa, utilizando o RBF.

Além disso, oferece também a opção de “Cancelar” uma transação, que é uma forma de uso do RBF para substituir uma transação por outra com uma taxa mais alta.

Carteira Samourai (Android)

A Carteira Samourai, disponível para Android, suporta o RBF, dando aos usuários a capacidade de ajustar as taxas de transação após o envio, se necessário.

Blue Wallet

A Blue Wallet implementa suporte ao RBF com as funções Bump Fee” (Aumentar Taxa) e “Cancel Transaction (Cancelar Transação), facilitando a gestão de transações não confirmadas.

Specter Wallet

Especializada na integração com hardware wallets, a Specter Wallet facilita a gestão avançada de transações com suporte ao RBF.

Carteira Sparrow

Projetada para atender tanto novatos quanto usuários experientes, a Sparrow combina uma interface de usuário intuitiva com poderosas funcionalidades, incluindo o suporte completo ao RBF.

Peach

A Peach Wallet, com seu design focado na experiência do usuário, recentemente incorporou o RBF. Esta adição permite aos usuários não apenas ajustar as taxas de transação, mas também explorar outras funcionalidades avançadas de forma acessível.

Nunchuk

O Nunchuk também oferece suporte ao RBF, destacando-se pela sua facilidade de uso em ajustar taxas de transações para uma maior eficiência e agilidade.

Trezor

A Trezor, conhecida por suas soluções de hardware wallet, suporta indiretamente o RBF através de integrações com carteiras de software compatíveis, permitindo que usuários ajustem as taxas após o envio de uma transação.

Como usar o Replace-by-fee?

Para utilizar o Replace-by-Fee, você precisará usar uma das carteiras compatíveis com essa funcionalidade.

Neste artigo, decidimos utilizar a Blue Wallet para mostrar a você como este recurso funciona:

Ao abrir o aplicativo Blue Wallet no seu celular, você selecionará qual carteira de Bitcoin on-chain irá utilizar, caso tenha criado várias dentro do app (imagem à esquerda).

Após selecionar a carteira, clique em enviar, no menu inferior. (imagem à direita).

Feito isso, selecione a quantidade de sats ou btc que deseja enviar e inclua o endereço bitcoin de destino.

Você verá que a taxa aparecerá logo abaixo, em verde. Assim, se tudo estiver ok, é só clicar em “próximo” (imagem à esquerda).

Logo após clicar em “próximo”, uma nova tela para confirmação de dados e taxas será aberta. Confira e clique em “enviar agora” (imagem à direita).

Assim que a transação for enviada você conseguirá vê-la na página inicial.

Agora, clique na transação que você acabou de enviar; lá, aparecerá o tempo estimado de conclusão, e você terá duas opções:

  • aumentar a taxa
  • ou cancelar a transação.

Veja como aparece na tela, na parte inferior (imagem à esquerda).

Caso você clique em ‘aumentar taxa’, aparecerá uma nova tela com opções para selecionar a nova prioridade da sua transação. Além disso, caso queira, você também pode inserir o valor manualmente (imagem à direita).

Depois disso é só clicar em “criar” e a sua transação será retransmitida para a rede com a nova taxa.

Fácil, não?!

Benefícios do Replace-by-fee

Um dos maiores benefícios do Replace-by-Fee é permitir que os usuários tenham flexibilidade em suas transações.

Assim, se você precisa que uma transação seja processada mais rapidamente, basta acionar o Replace-by-Fee diretamente de sua carteira.

Além disso, em carteiras que suportam a funcionalidade, utilizar o recurso é relativamente fácil, uma vez que basta selecionar a transação desejada que ainda não foi concluída e alterar a taxa.

A carteira sinaliza automaticamente que sua transação pode ser alterada posteriormente e realiza a substituição de uma transação por outra quando o RBF é ativado, sem que o usuário precise se preocupar com esses detalhes técnicos.

É importante ressaltar que é claro, tudo isso dependerá do formato da carteira que você está utilizando e como ela implementa o Replace-by-fee.

Conclusão

Como vimos, o Bitcoin oferece diversos mecanismos que permitem aos usuários ter flexibilidade ao realizar suas transações.

Essas funcionalidades tornam o Bitcoin acessível a todos e demonstram sua abertura a melhorias em benefício dos usuários. No final das contas, tanto os usuários quanto os mineradores — incentivados por recompensas — beneficiam-se do uso do RBF.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender o que é o Replace-by-fee e como você pode utilizá-lo.

Compartilhe com seus amigos e opt out!

O que é o Replace-by-fee (RBF)?

O Replace-by-fee, ou RBF, é um recurso do Bitcoin que permite que você aumente a taxa de uma transação, mesmo depois que ela é feita, com o intuito de acelerar sua confirmação na mempool.

Como usar o Replace-by-fee?

Para utilizar o Replace-by-Fee, você precisará usar uma das carteiras compatíveis com essa funcionalidade.

Quais os benefícios do Replace-by-fee?

Um dos maiores benefícios do Replace-by-Fee é permitir que os usuários tenham flexibilidade em suas transações.

Compartilhe o artigo:
Escrito por
Imagem do Autor
Kaká Furlan

Kaká é publicitária, apaixonada por tecnologia e mão na massa full time. Já participou das principais conferências de bitcoin como Adopting, Surfin Bitcoin e Bitcoin Conference.

Inscreva-se na Newsletter
Acesse, em primeira mão, artigos, novidades e notícias sobre Bitcoin diretamente em seu email.