Será que é possível minerar Bitcoin pelo celular?

Você provavelmente já tem algum conhecimento sobre a mineração de Bitcoin, que é um procedimento que utiliza poder computacional para proteger a rede do Bitcoin.

Os mineradores, responsáveis por essa atividade, competem entre si e recebem recompensas na forma de novos bitcoins pelo trabalho realizado.

Mas, será que é possível minerar Bitcoin pelo celular, usando um iPhone, por exemplo?

Pensa comigo: se um celular nada mais é do que um computador de bolso, seria viável utilizá-lo para fazer esse tipo de trabalho? Será que dá para ganhar dinheiro com isso?

Bora descobrir tudo sobre a mineração de Bitcoin pelo celular neste artigo?

Como funciona a mineração de Bitcoin hoje em dia?

A mineração de Bitcoin é um processo complexo que tem passado por diversas alterações desde o lançamento do Bitcoin em 2009.

Atualmente, a mineração se destaca pela intensa concorrência, a utilização de equipamentos especializados e os elevados custos de eletricidade envolvidos.

Vamos entender como ela funciona:

1. Prova de trabalho (Proof of Work)

A mineração do Bitcoin baseia-se no princípio da “Prova de Trabalho” (PoW, do inglês Proof of Work). Ou seja, trata-se de um quebra-cabeça matemático que os mineradores precisam solucionar.

Assim, uma vez que o quebra-cabeça é desvendado e resolvido, o minerador tem a capacidade de adicionar um novo bloco à blockchain do Bitcoin, sendo então recompensado com bitcoins recém-criados.

2. Equipamento especializado

Inicialmente, os computadores domésticos eram adequados para a mineração de Bitcoin.

Contudo, nos dias atuais, essa atividade é predominantemente conduzida por dispositivos conhecidos como ASICs (Circuitos Integrados de Aplicação Específica). Estas máquinas são projetadas com foco exclusivo na mineração de Bitcoin.

Uma máquina ASIC

3. Pools de mineração

Devido à elevada dificuldade da mineração e à intensa concorrência, os mineradores individuais frequentemente se associam em “pools” com o intuito de consolidar o poder de processamento e aumentar as probabilidades de minerar um bloco.

Os lucros são, consequentemente, distribuídos entre os membros da pool, geralmente de acordo com a quantidade de poder computacional que cada um contribuiu.

4. Custos de eletricidade

A mineração requer um consumo substancial de energia elétrica, o que faz com que a rentabilidade dessa atividade frequentemente esteja ligada aos custos de eletricidade na região específica.

Dito isso, muitos mineradores optam por instalar suas operações em áreas que oferecem incentivos fiscais para essa indústria e/ou onde a eletricidade é mais acessível.

Alguns dos locais com maior concentração de mineradores incluem o Paraguai, a China e o Texas (Estados Unidos).

5. Ajuste de dificuldade

O Bitcoin adapta a sua dificuldade de mineração aproximadamente a cada duas semanas.

Assim, quando o poder de processamento usado na mineração aumenta, a dificuldade também aumenta; por outro lado, se esse poder diminui, a dificuldade é reduzida.

Essa adaptação garante que um novo bloco seja adicionado à blockchain a cada cerca de 10 minutos, independentemente do número de participantes ou da quantidade de hardware envolvido na mineração.

6. Recompensa pela mineração

A recompensa inicial para os mineradores que mineravam um bloco de Bitcoin era de 50 bitcoins.

No entanto, essa recompensa foi e é reduzida pela metade em eventos denominados “halvings“, que ocorrem aproximadamente a cada 4 anos.

O próximo “halving” está previsto para ocorrer em 2024, diminuindo essa recompensa para 3,125 bitcoins.

Esse processo continuará sucessivamente em 2028, 2032, 2036, e assim por diante, sempre reduzindo a recompensa pela metade, e consequentemente, deixando o Bitcoin cada vez mais escasso.

É possível minerar Bitcoin pelo celular?

Embora seja tecnicamente possível, minerar Bitcoin com celular não é viável devido à complexidade, alto nível de dificuldade e consumo excessivo de recursos.

A mineração de Bitcoin demanda grande poder computacional e hardware especializado. Além disso, utilizar celulares para essa finalidade tem diversas limitações e desvantagens

A mineração não é nada mais do que competir com outras pessoas para minerar um bloco. Pense: se existem máquinas ASICs, específicas para a mineração de Bitcoin e que possuem um poder computacional e de processamento muito maior do que os computadores que usamos no dia a dia, é praticamente impossível competir com essas máquinas usando o poder de processamento de um celular.

Os smartphones, mesmo os mais modernos e poderosos, possuem uma capacidade de processamento muito inferior em comparação com as máquinas ASICs.

Além disso, a mineração é um processo intenso que exige um alto consumo de energia e uma grande quantidade de poder de processamento, podendo afetar e prejudicar o tempo de vida útil do seu celular.

Portanto, mesmo que seja técnicamente possível, nós não recomendamos a mineração de Bitcoin pelo celular!

Quanto tempo levaria para minerar 1 Bitcoin pelo celular?

Supondo que um iPhone tenha uma taxa de hash de 1 MH/s, levaria aproximadamente 1.000.000 segundos, ou cerca de 11,6 dias, para minerar um bloco de 1 Bitcoin.

No entanto, é importante destacar que esse cálculo pressupõe que a dificuldade permaneça constante, o que é altamente improvável.

Lembra que o Bitcoin ajusta sua dificuldade de mineração a cada 10 dias?

Portanto, na prática, a dificuldade aumentaria consideravelmente durante esse período, tornando praticamente impossível a mineração de um bloco de Bitcoin usando um iPhone ou qualquer outro tipo de celular.

À titulo de curiosidade (e apenas por curiosidade mesmo, visto que não é possível lucrar com a mineração de Bitcoin pelo celular), veja quanto tempo levaria para minerar um bloco Bitcoin nos seguintes dispositivos:

Minerar Bitcoin pelo celular: quanto tempo levaria?
Smartphone Hashrate (H/s) Tempo Estimado para Minerar UM Bitcoin
Samsung Galaxy On7 10 Mais de 10 dias
Samsung Galaxy A5 10 Mais de 10 dias
Samsung Galaxy S5 4 – 6 Mais de 10 dias
Samsung Galaxy S5 mini 4 Mais de 10 dias
Samsung Galaxy S6 36 Aproximadamente 3.7 dias
Samsung Galaxy S7 29 Aproximadamente 4.6 dias
Samsung Galaxy S7 Edge 31 – 36 Aproximadamente 4.2 – 3.7 dias
Samsung Galaxy S8 Plus 49 – 50 Aproximadamente 2.7 – 2.6 dias
Samsung Galaxy Note 8 47 Aproximadamente 2.8 dias
Nokia 8 38 Aproximadamente 3.5 dias
LG G6 26 Aproximadamente 5 dias
LG Nexus 4 3 Mais de 10 dias
Google Pixel XL 13 Aproximadamente 8.7 dias
Xiaomi Mi 5 23 Aproximadamente 4.9 dias
Xiaomi Note 5A 9 Mais de 10 dias
OnePlus 2 28 Aproximadamente 4.6 dias
OnePlus 3 16 Aproximadamente 8 dias
Lenovo Vibe X2-EU 10 Mais de 10 dias
Lenovo Moto G4 Plus 14 Mais de 10 dias

O que são as máquinas ASICs?

As ASICs surgiram em 2013, como resposta ao aumento da concorrência na mineração de Bitcoin e à necessidade de encontrar formas mais eficientes de consumo energético.

Esses chips de hardware foram projetados e otimizados especificamente para realizar a tarefa de mineração com máxima eficiência, superando em muito o desempenho de computadores convencionais.

Graças à esse avanço, as ASICs conseguem minerar Bitcoin em velocidades significativamente mais rápidas e com consumo de energia muito menor do que os métodos de mineração que utilizam CPUs (unidades de processamento central) ou GPUs (unidades de processamento gráfico).

Portanto, para minerar Bitcoin de maneira eficaz, as pessoas geralmente usam ASICs. Além disso, a mineração de Bitcoin em larga escala muitas vezes ocorre em fazendas de mineração, onde há uma grande concentração de máquinas ASICs.

Se você estiver interessado em se envolver na mineração de moedas digitais, é recomendável pesquisar e considerar investir em um hardware adequado, levar em conta os custos de eletricidade, e compreender as dinâmicas do mercado, pois a rentabilidade pode variar significativamente com o tempo.

É lucrativo minerar Bitcoin pelo celular?

Minerar Bitcoin pelo celular não é uma prática lucrativa e, na verdade, como já vimos ao longo do artigo, é ineficiente e pode ser até mesmo prejudicial para o dispositivo.

A mineração de Bitcoin exige poder computacional significativo e hardware especializado para ter alguma chance de ser lucrativa.

Os processadores de smartphones não são projetados para lidar com as complexas operações matemáticas necessárias para a mineração de Bitcoin de forma eficiente e lucrativa.

Portanto, não! Minerar Bitcoin pelo celular não é uma prática lucrativa.

Qual o melhor aplicativo para minerar Bitcoin?

Os aplicativos de mineração disponíveis nas lojas de aplicativos (iOS e Android) geralmente não são confiáveis e podem ser uma fonte de malware.

Muitos deles estão disfarçados de aplicativos legítimos, mas na realidade, podem comprometer a segurança do seu dispositivo e dos seus dados pessoais.

Portanto, cuidado com esses sites que recomendam download de aplicativos com foco na mineração de criptomoedas em celular!

Quais são os riscos da mineração de Bitcoin pelo celular?

A mineração pode sobrecarregar o celular, resultando em um alto consumo de bateria e utilização da CPU.

Esse processo pode levar a um desempenho lento do dispositivo, reduzir sua vida útil e afetar o funcionamento de outros aplicativos, especialmente se você estiver usando o celular para suas atividades diárias.

Além disso, como já vimos anteriormente, as probabilidades de obter retornos financeiros significativos com a mineração de Bitcoin em um celular são praticamente inexistentes. Isso acontece porque, apesar do poder computacional impressionante dos celulares modernos – que supera, em muitos aspectos, a tecnologia dos computadores que levaram o homem à lua –, eles possuem uma capacidade de processamento muito, muito, muito inferior às máquinas ASICs.

Cuidado com golpes!

Como em qualquer setor financeiro que envolve dinheiro, também existem fraudadores à espreita, prontos para se aproveitar daqueles que não estão bem informados acerca da mineração de Bitcoin.

Portanto, um dos métodos mais frequentes de fraude é o golpe de mineração de Bitcoin na nuvem.

O que é mineração de Bitcoin na nuvem?

A mineração na nuvem envolve alugar poder computacional de um data center para realizar a mineração de Bitcoin ou outras moedas digitais. Isso permite que os indivíduos participem do processo de mineração sem a necessidade de adquirir e manter equipamentos caros, lidar com os custos elevados de eletricidade ou possuir conhecimento técnico avançado.

A mineração de Bitcoin na nuvem geralmente ocorre da seguinte forma:

  • Você instala o software da empresa de mineração na nuvem em seu computador;
  • O software calcula a capacidade de processamento da sua máquina, ou seja, o poder computacional da máquina;
  • A mineração é iniciada, visando a obtenção de shitcoins, que podem ser convertidas em satoshis (frações de Bitcoin) em sua conta.

Como é feito este golpe?

Como ocorre em diversos tipos de golpes, a fraude inicialmente não parece suspeita. Assim, o problema torna-se evidente quando as pessoas tentam sacar os saldos em Bitcoin de suas contas e não conseguem.

Além disso, é comum encontrar aplicativos que solicitam a instalação de outros programas para dar continuidade ao processo, mas que não fornecem resultados genuínos.

Dessa maneira, os golpistas conseguem acessar os dispositivos dos usuários por meio de malwares, comprometendo senhas bancárias e outras contas pessoais.

Aplicativos fraudulentos na Play Store

Tome cuidado ao tentar minerar Bitcoin pelo celular! Uma investigação conduzida pela empresa de segurança cibernética Lookout e publicada em 2021 revelou a existência de cerca de 25 aplicativos fraudulentos de mineração disponíveis para download na Play Store.

O relatório apontou que os fraudadores desses aplicativos conseguiram roubar US$ 350 mil dos usuários, sendo US$ 300 mil provenientes da venda de um serviço falso e US$ 50 mil por meio de planos enganosos que prometiam maior velocidade de mineração.

Ao todo, a pesquisa identificou 172 aplicativos pagos no Android que impactaram 93 mil vítimas ao redor do mundo.

Apps fraudulentos de mineração de Bitcoin disponíveis na Play Store

Esteja alerta ao baixar aplicativos com o intuito de minerar Bitcoin pelo celular!

Portanto, sempre que se deparar com as seguintes frases, é provável que esteja diante de (ou tentativa de) um golpe:

  • Mineração gratuita de Bitcoin;
  • Mineração automática de Bitcoin;
  • Ganhe Bitcoin minerando de casa com retornos previsíveis;
  • Contrato de mineração a partir de $150 dólares.

Como ganhar Bitcoin grátis pelo celular?

Antigamente era possível ganhar bitcoin minerando pelo computador ou através de faucets, sites ou aplicativos que distribuíam pequenas quantidades de Bitcoin gratuitamente, geralmente em troca de tarefas simples ou exibição de anúncios.

Entretanto, hoje em dia não dá mais para ganhar bitcoin assim, mas há uma outra maneira de ganhar bitcoin de forma gratuita pelo celular: jogando jogos.

Aqui vai uma lista de jogos para você baixar, jogar e ganhar satoshis grátis pelo celular:

  1. Bitcoin Bounce: o Bitcoin Bounce é um game de corrida infinita, um tipo de jogo que tem vários obstáculos para ultrapassar e só termina a rodada quando você morre.
  2. Turbo ‘84: o Turbo ‘84 também é um jogo de corrida infinita. O jogador “dirige” um carro por uma pista cheia de obstáculos. A meta é desviar de todos eles, enquanto pega ingressos pro sorteio, um poderzinho que faz o carro acelerar e uma outra moeda do jogo que permite comprar carros melhores, fazer upgrades e etc.
  3. Bitcoin Snake: esse é igual o jogo da cobrinha que tinha nos celulares Nokia nos anos 90.
  4. Bitcoin Bay: O Bitcoin Bay é a versão bitcoiner do Bubble Shooter, aquele jogo que tem que atirar umas bolas pra ficar juntando e eliminando elas.
  5. Bitcoin Miner: é um jogo que simula um negócio de mineração de criptografia. O jogo representa uma fusão de toque para coletar moedas com estratégia metódica, pois você encontra a maneira mais ideal de construir sua fazenda de mineração.
  6. Braindoku: é um jogo de quebra-cabeça que funde uma grade Sudoku com a forma de Tetris e recompensa você com Bitcoin para resolver quebra-cabeças de bloco.
  7. Tetro Tiles: em Tetro Tiles, você coloca peças em uma grade semelhante ao Sudoku, tentando completar linhas ou blocos completos para limpar o espaço. Limpe o espaço e você continuará no próximo nível. Fique sem espaço e o jogo acabou.

É importante deixar claro que você não vai ficar rico jogando esses jogos. Mas, mesmo que você ganhe apenas algumas frações de Bitcoin ao jogar eles, acumular Bitcoin dessa maneira é uma forma bem divertida de aumentar o seu saldo de satoshis.

Conclusão

A mineração de Bitcoin evoluiu para uma operação de escala industrial, e para obter lucros significativos por meio dela, é necessário investir em equipamentos de alta performance, levar em consideração os custos de energia e ter um profundo entendimento do processo.

Embora muitos possam sonhar com a ideia de minerar Bitcoin a partir de casa, essa oportunidade está ao alcance de apenas alguns que possuem os recursos para financiar a infraestrutura necessária e a vantagem geográfica de estar em regiões com energia acessível e econômica.

Em vista disso, a mineração de Bitcoin pelo celular é uma possibilidade técnica, mas não é viável em termos de retorno financeiro na atualidade.

Além disso, a falta de conhecimento a respeito do assunto oferece um terreno fértil para que golpistas desenvolvam esquemas fraudulentos, visando roubar dinheiro e acessar os dispositivos de indivíduos interessados por ganhos rápidos.

Vale lembrar que a ambição desenfreada pode resultar em perdas significativas.

Portanto, ao invés de tentar lucrar ao minerar Bitcoin pelo celular, recomendamos adquirir conhecimento sobre como investir em Bitcoin de maneira independente e segura, sem recorrer a esquemas que prometem resultados milagrosos em curto prazo, e que podem fazer você desperdiçar seu tempo valioso e dinheiro suado.

Banner do Bitcoin Starter
Compartilhe o artigo:
Escrito por
Imagem do Autor
Carol Souza

Carol é uma das principais educadoras de Bitcoin no Brasil. Ela participou de seminários para desenvolvedores de Bitcoin e Lightning da Chaincode (NY) e é palestrante em conferências sobre Bitcoin ao redor do mundo.

Inscreva-se na Newsletter
Acesse, em primeira mão, artigos, novidades e notícias sobre Bitcoin diretamente em seu email.