O Bitcoin é uma rede open source, ou seja, qualquer pessoa pode acessar o código, executá-lo e fazer parte da rede. Além disso, se você tiver vontade, pode operar seu próprio nó, construir sua própria carteira para guardar suas moedas e até mesmo minerar bitcoins.

Se envolver em um projeto de Bitcoin construído com as próprias mãos pode ser uma excelente oportunidade para entender melhor o funcionamento do Bitcoin e se engajar com a tecnologia. Utilizar o Nerdminer, um software de mineração solo que você pode ter em casa, é uma ótima maneira de começar.

O que é mineração de Bitcoin?

A mineração de Bitcoin é o processo pelo qual novos bitcoins são gerados e as transações são confirmadas na rede Bitcoin. Isso é realizado por uma rede de computadores (ou nodes) que participam de um jogo de probabilidade, no qual aquele que encontra o resultado desbloqueia um bitcoin como recompensa.

Portanto, quando uma transação de Bitcoin é realizada, ela precisa ser verificada e registrada na blockchain, que é um registro público e distribuído de todas as transações feitas na rede Bitcoin.

Os mineradores de Bitcoin competem para resolver problemas matemáticos complexos e o primeiro que consegue resolver é quem adiciona o novo bloco de transações à blockchain.

Assim, como recompensa por esse trabalho, o minerador recebe uma certa quantidade de bitcoins. Atualmente, a recompensa é de 6,25 bitcoins, mas essa quantidade é reduzida pela metade aproximadamente a cada quatro anos em um evento conhecido como “halving“.

Além disso, os mineradores têm a possibilidade de receber taxas de transação como uma forma adicional de recompensa. Portanto, quando alguém realiza uma transação de Bitcoin, pode optar por incluir uma taxa de transação para incentivar os mineradores a confirmarem a transação

Quanto maior a taxa, mais incentivados os mineradores estarão para incluir a transação no próximo bloco.

Poder computacional

A mineração de Bitcoin é hoje um processo que requer bastante poder computacional e consome muita energia.

Nos primeiros dias do Bitcoin, era possível minerar com computadores pessoais comuns. No entanto, à medida que mais pessoas se juntaram à rede e a “dificuldade” de mineração aumentou, foram desenvolvidos equipamentos de mineração especializados, conhecidos como ASICs (Circuitos Integrados de Aplicação Específica), que são muito mais eficientes para a mineração de Bitcoin.

As ASICs tem um valor elevado, podendo chegar a custar 50 mil reais por máquina, dependendo do modelo escolhido. Além do custo significativo, é necessário levar em consideração a manutenção dessas máquinas, que requer um certo conhecimento técnico.

Para você ter uma ideia de quão difícil é atualmente conseguir minerar de forma individual, a probabilidade de um minerador extrair um bloco de bitcoin utilizando uma AntMiner S19 XP, que é o melhor equipamento disponível, é de apenas 1 a cada 29 anos. Como solução para esse problema, foram criados os pools de mineração, nos quais os mineradores combinam seu poder computacional, sendo cada um recompensado de acordo com sua contribuição proporcionalmente.

Com a profissionalização da indústria e a maior dificuldade de acesso à mineração de Bitcoin para as pessoas comuns, devido ao alto investimento necessário, surgiu um projeto de mineração solo chamado NerdMiner.

O que é NerdMiner?

NerdMiner, ou NerdSoloMiner, é um projeto gratuito e de código aberto criado pela BitMaker, que permite criar a sua própria mineradora por menos de 40 dólares.

A ideia é tentar minerar um bloco de bitcoin com um hardware de baixo porte, que possa ser construído em casa e mantido na mesa do escritório. Isso permite que pessoas comuns tenham a oportunidade de participar da mineração, sem necessidade de grandes investimentos ou infraestrutura complexa.

NerdMiner

Como o NerdMiner funciona?

O NerdMiner é um projeto de mineração de bitcoin que permite aos usuários criar sua própria mineradora de baixo custo. Ele utiliza hardware de baixo porte, que pode ser montado em casa e operado em uma mesa de escritório.

Portanto, um minerador de bitcoin compete com os demais mineradores na busca por um número específico através de probabilidades. Para isso, é necessário gerar hashes por meio de um processo chamado prova de trabalho. As chances de obter a recompensa estão diretamente relacionadas à potência computacional, ou seja, a taxa de hash do minerador.

Quanto maior a taxa de hash, maior a probabilidade de um minerador descobrir o bloco e receber a recompensa. No entanto, ao considerar que os mineradores unem suas taxas de hash em pools para aumentar ainda mais suas chances, um minerador solo fica em grande desvantagem.

Devido ao fato de ser um jogo de hashes, a taxa de hash reduzida oferecida pelo NerdMiner é comparável a comprar um bilhete de loteria a cada dez minutos. Em termos de capacidade, o NerdMiner opera com apenas ~1 Watt de potência e alcança um hashrate de mais de 20 Kh/s.

Como construir um NerdMiner?

A mineração de Bitcoin, tem despertado interesse em muitas pessoas ao redor do mundo. No entanto, o custo inicial e a complexidade envolvidos na criação de uma mineradora podem ser desafiadores para iniciantes. É aí que o NerdMiner entra em cena.

Veja como criar seu próprio NerdMiner  participar da mineração de Bitcoin de forma mais acessível!

Hardware

Comece selecionando os componentes necessários para montar sua mineradora de Bitcoin. Isso geralmente inclui uma placa-mãe, processador, memória RAM, um ou mais dispositivos de armazenamento, uma fonte de alimentação e um sistema de resfriamento adequado.

Configuração e Conexão

Após montar o hardware e instalar o sistema operacional e o software de mineração, configure seu NerdMiner. Insira as informações necessárias, como o endereço da sua carteira Bitcoin, no software de mineração.

Teste e Monitoramento

Execute testes para garantir que sua mineradora esteja funcionando corretamente. Monitore o desempenho, verifique as taxas de hash (hash rates), a temperatura do hardware e o consumo de energia para garantir a estabilidade e a eficiência.

Passo a passo

Você pode comprar o dispositivo montado ou comprar as peças avulsas e você mesmo montar.

Para criar um NerdMiner, você precisará do seguinte:

Depois de tudo em mãos, é preciso seguir os passos que estão disponíveis aqui:

  1. Acesse o ESPtool online
  2. Carregue o firmware com os binários da pasta src / bin.
  3. Conecte sua placa e selecione cada arquivo de src / bin com seu endereço
  4. Conecte o NerdMiner à Internet.
  5. Coloque seu endereço Bitcoin e pool de mineração
  6. Comece a minerar Bitcoin

O legal é que o dispositivo vem com várias telas para monitorar seu procedimento de trabalho e também para mostrar estatísticas de mineração de rede.

Tela do NerdMiner
Tela do GlobalStats
Tela do ClockMiner

Minerar Bitcoin com a Jade Wallet

Seguindo os rastros do projeto Nerdminer, em abril de 2023 a Blockstream lançou um firmware que permite minerar utilizando a sua carteira Jade. Ou seja, quem tem Jade já pode minerar da mesma forma como o NerdMiner faz.

Interface da Jade Wallet

Para fazer isso, basta seguir os seguintes passos:

  1. Atualize o Blockstream Jade para um firmware suportado por mineradores nesse link. Caso queira, você pode voltar para um firmware não suportado por mineradores aqui.
  2. Visite a página complementar e conecte seu Blockstream Jade. Você precisará usar um navegador compatível com o Web Serial, como o Chrome. Em seguida, insira o endereço para o qual você deseja extrair e clique em Iniciar.
  3. Sua Jade começará a minerar automaticamente, portanto, não há necessidade de inicializar seu dispositivo ou acessar uma carteira. Você pode então ver a altura atual do bloco e seu taxa de hash na Jade, assim como a recompensa do bloco e o endereço do seu bitcoin serão enviados se você extrair um bloco.

A desvantagem é que você sempre precisará estar conectado a um computador, porque a Jade não tem conexão com a internet, e o software também não permite que você inicie no dispositivo.

Por outro lado, o Nerdminer é completamente independente, e você pode conectar vários dispositivos de mineração na mesma carteira, aumentando (remotamente) suas chances de sucesso.

Com a Jade, você estará minerando sozinho, sem acesso a estatísticas para verificar se suas ações estão sendo aceitas. Não é possível fazer um teste de ping para verificar a qualidade da sua conexão. Você precisa confiar apenas nas informações exibidas no dispositivo Jade.

A taxa de hash é de aproximadamente 80 Kh/s.

Vale a pena minerar dessa forma?

A capacidade de processamento desse hardware é extremamente inferior às ASICS, sendo mais fácil acertar na Mega Sena por 5 vezes sequenciais do que minerar um bloco de Bitcoin, portanto é uma loteria e algo com probabilidades absurdamente difíceis de acontecer.

Porém, os bitcoiners abraçaram a ideia de poder minerar em casa novamente, por mais que as chances sejam muito reduzidas. No mínimo, a experiência será divertida e você vai aprender bastante sobre mineração durante o processo.

Compartilhe o artigo:
Escrito por
Imagem do Autor
Area Bitcoin

A Area Bitcoin é uma escola de educação sobre bitcoin que tem como objetivo acelerar a soberania financeira e intelectual de todas as pessoas.

Inscreva-se na Newsletter
Acesse, em primeira mão, artigos, novidades e notícias sobre Bitcoin diretamente em seu email.