Você sabia que está jogando o jogo do bitcoin, quer você queira, quer não?

A adoção e o preço do bitcoin tendem a aumentar com o tempo e isso tem a ver com a teoria dos jogos, uma série de incentivos com os quais o Bitcoin está alinhado e que induzem o mundo inteiro a participar do jogo da adoção.

Confira abaixo tudo sobre essa teoria dos jogos!

O que é a teoria dos jogos?

A teoria dos jogos surgiu a partir das teorias de um matemático chamado John Von Neumann.

Ele observou que a economia funciona como um jogo, no qual as pessoas tentam antecipar os movimentos umas das outras, o tempo todo. Ou seja, nossas decisões dependem não só das nossas preferências e comportamentos, mas também pelo que os outros estão fazendo e como interpretamos o mundo.

Economia ou jogos?

Na economia e nos jogos, o bom investidor ou o bom jogador, é aquele que consegue antecipar os movimentos, se preparando melhor para alguma situação.

Ou seja, na economia, é aquele investidor que analisa os fundamentos e tendências antes de comprar um bom ativo. Assim, ele o compra por um preço mais baixo e antes que outras pessoas vejam valor e começem a comprar este ativo também. Já nos jogos, seria aquele jogador xadrez imbatível que consegue antecipar 18 jogadas à frente do seu adversário.

Viu só? É por isso que a economia afeta a todo mundo.

Moedas Fiat

Todo mundo está jogando o jogo econômico, pois o mundo inteiro utiliza moedas emitidas por Bancos Centrais, as chamadas moedas fiat.

Porém, esse sistema está quebrado! O real, o dólar e todas as outras moedas do passado, as Jurassic Fiats, morreram de inflacionite aguda em crises econômicas do passado.

É por isso que se você não está se protegendo do game over das fiats, você também será afetado. As moedas dos Bancos Centrais estão perdendo poder de compra e tudo está ficando mais caro, além disso, os salários e muitos outros ativos dos investimentos tradicionais, não acompanham a inflação.

Nesse contexto macroeconômico os incentivos são enormes para que investidores comecem a buscar formas de se proteger da inflação, fugir dos juros negativos e se proteger de crises econômicas do sistema fiat.

A saída para se salvar desse barco que está afundando é o Bitcoin

Entãó como saíremos desse barco? Com o Bitcoin!

Bitcoin está se tornando uma peça chave nas disputas macroeconômicas e está agindo em quatro níveis nessa teoria dos jogos:

  1. nas pessoas
  2. nas empresas
  3. nos investidores
  4. nos países

Nas pessoas

Nas pessoas ele age quando alguém lembra da primeira vez que ouviu falar de bitcoin e não comprou, ou quando viu o Bitcoin se valorizar vários por cento, mas acreditou nas reportagens ou nos economistas cheios da razão que diziam que bitcoin ia morrer e que era bolha.

Desde que o Bitcoin foi criado dizem que ele vai morrer. Porém, a cada ano que passa, o contrário acontece, ou seja, ele fica mais forte.

A cada ano que passa e o Bitcoin não morre é um sinal do quão resiliente ele é. E é assim, sobrevivendo a tudo, que o Bitcoin faz as pessoas mudarem de ideia sobre ele e passarem de céticos à entusiastas.

É o caso do investidor Howard Marks ou Sven Henrich, conhecido no twitter como NorthmanTrade.

Sven Henrich

Em fevereiro de 2021, Sven Henrich criticava o Bitcoin, mas posteriormente mudou de ideia. Veja abaixo que, um ano depois de atacar o BTC, ele lançou um artigo apoiando o Bitcoin chamado “Bitcoin Revolution“, colocou os “laser eyes” na foto do perfil e fez questão de mostrar que tomou a “pílula laranja”.

4tC8KeUzHs7p6arC8ryglE1tsuACqacwula1NYG795yCtkeeMK0RUhs5xq3kqcYWSSsGg8aVWKgyaC7UzxBCIPrb7hnJ10Eqx3nKexg8LE3DoU01i4JacFQjmrn1F0IkI dz gKGw8l5C5f9PC1aXw
Antes e depois de Sven Henrich acordar pra vida e virar bitcoiner

O Bitcoin tem mostrado que a soberba e a prepotência não são lucrativas. Portanto, ter humildade para rever modelos econômicos ultrapassados será crucial para manter a saúde financeira.

Além disso, os movimentos parabólicos de valorização do Bitcoin são os principais incentivos para que as pessoas decidam comprar.

É o gatilho mais primitivo: a ganância.

Num primeiro momento, a maioria das pessoas entra na Bitcoin pela especulação. No entanto, à medida que começam a entender os fundamentos monetários do Bitcoin, percebem que ele possui uma tendência de valorização de longo prazo. Assim, as pessoas começam a comprá-lo com o intuito de proteger seu patrimônio em um sistema financeiro alternativo.

Bitcoin é uma NgU

Como dizem na gringa, Bitcoin é uma NgU (number go up technology), ou seja, uma tecnologia de fazer os números subirem.

No fim das contas esse é o resultado, quanto mais pessoas perceberem as características do Bitcoin como um dinheiro escasso, inconfiscável e verdadeiramente descentralizado, maior será sua adoção, e por consequência, sua valorização.

Como um looping de retorno positivo, onde mais volatilidade chama mais atenção dos investidores e do mercado, que acaba atraindo mais capital, empresas e instituições.

Esse aumento da demanda provoca aumento de preços e a volatilidade de novo volta a chamar mais atenção, confira na imagem abaixo.

Ciclo do bitcoin

Empresas também vão entrar no game

Entre as empresas a gente tá vendo a Microstatregy, do bitcoiner Michael Saylor, fazer um DCA (dollar coast average) a nível corporativo.

A Microstrategy tem hoje cerca de 140.00 btc e segue comprando de forma constante.

O mais curioso é que as ações da Microstrategy se valorizaram 300% após o anúncio que iriam colocar bitcoin nos seus caixas. Portanto, isso mostra como o mercado apoiou a posição da Microstrategy.

Valorização das ações da Microstrategy

Veja que depois que a Microstrategy começou a comprar Bitcoin, o preço das ações da empresa começaram a acompanhar os movimentos do Bitcoin, inclusive o preço da ação valorizou parabolicamente no final de 2020, bem na mesma época que o Bitcoin também estava começando a decolar.

A Microstrategy deu start no movimento de empresas comprando Bitcoin ao mostrar pro mercado de capitais os incentivos que as empresas tem em alocar parte do seu patrimônio, dos seus caixas, em Bitcoin.

É aí que a teoria dos jogos pega tração: outras empresas vão ficar de olho nisso e serão incentivadas a fazer o mesmo.

Ou seja, no fim das contas é provável que num futuro próximo a maioria das empresas tenha Bitcoin nos seus caixas. E nesse cenário, as empresas que comprarem primeiro terão um upside maior do que as outras.

Nos investidores

No nível dos investidores os incentivos são ainda maiores.

Bitcoin foi o melhor ativo da década, tem sido considerado um ouro digital melhorado e tem tido um risco retorno muito melhor que qualquer outro ativo do mercado financeiro.

Isso quer dizer que mesmo uma exposição pequena ao Bitcoin pode trazer retornos assimétricos, onde uma parcela pequena do portfólio faz toda a diferença.

Nesse cenário atual de inflação galopante e rentabilidade real negativa, o mais arriscado a se fazer é não ter Bitcoin!

É por isso que temos visto tantos investidores como Bill Miller, Ray Dalio e Druckenmiller falando que estão se posicionando cada vez mais forte em Bitcoin.

💡Você aprende mais sobre teoria dos jogos do bitcoin e como investir com autonomia no nosso curso Bitcoin Starter. Clique aqui e confira.

Bitcoin é uma ferramenta geopolítica

No nível dos países, Bitcoin será uma ferramenta geopolítica chave daqui pra frente.

Veja que nenhum país confia completamente uns nos outros, e as políticas monetárias são a forma de manter o controle sobre o território geográfico.

Os países são dependentes do dólar, só que em um cenário de crise econômica americana, todos ficam expostos.

Além disso, a hegemonia do dólar exclui os inimigos de participarem do sistema financeiro global. Os Estados Unidos criam sanções, bloqueios comerciais e vetam os inimigos de negociações com outros países que tenham relações com EUA.

Então, o Bitcoin é um sistema financeiro aberto, acessível a todos e qualquer nação pode usá-lo sem barreiras. Portanto, não existem sanções no Bitcoin, ou seja, os EUA não tem poder de veto nesse sistema monetário.

É por isso que os primeiros países a adotar bitcoin serão aqueles que sairão na frente na corrida de hashes, como é o caso de El Salvador.

Mas, o que é a corrida de hashes?

A corrida de hashes é quando os países começarão a competir entre si para comprar bitcoin e para ter poder computacional para participar da mineração de bitcoin.

Estrutura de incentivos

Bom, mas tudo que foi falado tem a ver com o mundo externo. Entretanto, o bitcoin usa também a teoria dos jogos na sua estrutura de incentivos para preservar a segurança e a descentralização da própria rede.

Todos os incentivos estão alinhados para que nodes, mineradores e qualquer pessoa que se conecte a rede siga as regras da própria rede.

Portanto, quem não seguir essas regras ou tentar trapaceá-las, será facilmente descoberto e o ataque será imediatamente inutilizado. Ao contrário de outras redes onde o ataque acontece, é revertido e depois ficam atrás do hacker tentando puni-lo.

Assim, a rede Bitcoin recompensa a honestidade, a transparência e a verificação constante dos dados. Logo, é uma rede apoiada em verdade e em prevenir maus comportamentos ao invés de remediá-los.

Tudo no mundo se move à incentivos e Bitcoin parece ser a peça que faltava para trazer para o mundo digital um dinheiro que estivesse alinhado com os fundamentos econômicos mais sólidos para um futuro melhor.

A teoria dos jogos é um assunto fascinante e com o tempo a gente vai descobrindo novos incentivos onde o Bitcoin se conecta.

Quer entender mais sobre a teoria dos jogos no Bitcoin? Assista esse vídeo que a gente te explica:


Continue aqui…

Se você curte esse assunto e quer aprender ainda mais sobre o bitcoin, quero te convidar pra fazer parte do nosso grupo de soberanos. É assim que chamamos nossos alunos que passaram pela explosão mental do Bitcoin Starter e viraram a chave do mundo fiat para o bitcoin.

Nós criamos o Bitcoin Starter como um passo a passo para te ajudar a colocar em prática um plano de investimento em bitcoin de longo prazo para você atingir sua soberania financeira de forma firme e consistente.

➡️ + de 100 aulas teóricas e práticas
➡️ Nosso método de investimento Carteira Parabólica
➡️ Raio X das altcoins mostrando a realidade por trás dos “projetos promissores”
➡️ Grupo fechado para dúvidas e troca de ideias no Telegram
➡️ Suporte direto do nosso time por email
➡️ Aulas mensais ao vivo com a gente pelo Zoom

São nossos 4 anos de estudo e vivência de mercado condensados em 30h de aulas onde compartilhamos tudo o que sabemos pra que você possa investir com segurança no bitcoin para aproveitar as valorizações dos próximos ciclos.

Até o próximo artigo e opt out!

Compartilhe o artigo:
Escrito por
Imagem do Autor
Carol Souza

Carol é uma das principais educadoras de Bitcoin no Brasil. Ela participou de seminários para desenvolvedores de Bitcoin e Lightning da Chaincode (NY) e é palestrante em conferências sobre Bitcoin ao redor do mundo.

Inscreva-se na Newsletter
Acesse, em primeira mão, artigos, novidades e notícias sobre Bitcoin diretamente em seu email.